terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

QUARTA-FEIRA DE CINZAS


A Igreja, ao longo do ano pastoral, providencia a existência de tempos fortes na nossa caminhada para Deus. Feita a interrupção do tempo comum,eis-nos chegados a um tempo especial, favorável à conversão de coração: a Quaresma. Nos próximos 40 dias somos convidados a escutar textos, que nos ajudam, de uma forma mais profunda, a preparar a nossa festa das festas: a Ressurreição do Senhor Jesus, ou seja, a Páscoa. Deixemo-nos "refazer" pelo Senhor Deus, este ano, com uma atenção mais especial ao dom da Palavra das Escrituras e ao dom do outro, que faz parte do nosso dia a dia, ou com quem nos cruzamos ocasionalmente, como nos foi proposto pelo Papa Francisco.


No primeiro texto (Joel 2, 12-18) , que hoje nos é dado escutar, o profeta Joel faz-nos um apelo veemente à conversão de coração. «Convertei-vos a Mim de todo o coração, com jejuns, lágrimas e lamentações. Rasgai o vosso coração e não os vossos vestidos. Convertei-vos ao Senhor, vosso Deus(…)» Deixemo-nos interpelar e respondamos, com sinceridade, ao pedido do profeta. Demos, assim, início à caminhada quaresmal que nos é proposta este ano.


Na 2ªleitura, S.Paulo confirma-nos que o tempo da Quaresma, que agora somos convidados a iniciar, é o tempo favorável à conversão e convida-nos a reconciliarmo-nos com Deus. Acedamos ao seu convite: “Porque Ele diz: «No tempo favorável, Eu te ouvi; no dia da salvação, vim em teu auxílio». Este é o tempo favorável, este é o dia da salvação.” 


No Evangelho escutamos o próprio Jesus a dizer-nos como devemos viver a nossa Quaresma: fazendo jejum, dando esmola, partilhando o que Ele nos dá, com os que mais precisam e orando, mas fazendo tudo isto sem dar nas vistas, no maior anonimato possível, no segredo da nossa relação com Deus.

"Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Tende cuidado em não praticar as vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles. Aliás, não tereis nenhuma recompensa do vosso Pai que está nos Céus. Assim, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas, nas sinagogas e nas ruas, para serem louvados pelos homens. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa. Quando deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita, para que a tua esmola fique em segredo; e teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa. Quando rezardes, não sejais como os hipócritas, porque eles gostam de orar de pé, nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando rezares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora a teu Pai em segredo; e teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa. Quando jejuardes, não tomeis um ar sombrio, como os hipócritas, que desfiguram o rosto, para mostrarem aos homens que jejuam. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não percebam que jejuas, mas apenas o teu Pai, que está presente em segredo; e teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa»." 
Mt 6, 1-6.

                


Senhor que o meu coração te escute e se abra à Tua Palavra. Que eu me deixe converter por Ti.

Sem comentários:

Enviar um comentário