sábado, 16 de julho de 2016

XVI DOMINGO DO TEMPO COMUM


Hoje, as leituras despertam-nos para um tema que está na ordem do dia: o acolhimento, a hospitalidade. Quando recebemos alguém em nossa casa, é a Jesus que acolhemos.  São leituras em que a misericórdia divina abre o nosso coração, para escutar o outro, estar atento, e agir, como o Senhor nos tem vindo a ensinar, ao longo do ano litúrgico.


Abraão, na 1º leitura (Gen 18, 1-10a) dá-nos o exemplo de como acolher bem, aqueles que passam pela nossa casa, pela nossa família, pela nossa paróquia, pelo nosso convívio, pelo nosso trabalho. «Mandarei vir água, para que possais lavar os pés e descansar debaixo desta árvore. Vou buscar um bocado de pão, para restaurardes as forças antes de continuardes o vosso caminho, pois não foi em vão que passastes diante da casa do vosso servo». E, depois de lhes restaurar as forças físicas, torna-se disponível para escutar o que têm a dizer. É só fazer como Abraão.


S. Paulo, mais uma vez, mostra-nos, nesta leitura (Col 1, 24-28),  o que é acolher o Senhor Jesus na vida. Ele escutou-O, passou a viver d’Ele e a anunciá-Lo com a sua vida: Deus quis dar-lhes a conhecer em que consiste, entre os gentios, a glória inestimável deste mistério: Cristo no meio de vós, esperança da glória. E nós O anunciamos, advertindo todos os homens e instruindo-os em toda a sabedoria, a fim de os apresentarmos todos perfeitos em Cristo.”


No Evangelho de hoje, somos convidados por Jesus a acolhê-Lo no nosso coração, juntando, com sabedoria, as formas de fazer de Maria e de Marta . É nesta ligação, entre o escutar, o abrir o coração ao Senhor e o agir, de acordo com os ensinamentos de Jesus, que reside o verdadeiro segredo do viver como cristão.
"Naquele tempo, Jesus entrou em certa povoação e uma mulher chamada Marta recebeu-O em sua casa. Ela tinha uma irmã chamada Maria, que, sentada aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra. Entretanto, Marta atarefava-se com muito serviço. Interveio então e disse: «Senhor, não Te importas que minha irmã me deixe sozinha a servir? Diz-lhe que venha ajudar-me». O Senhor respondeu-lhe: «Marta, Marta, andas inquieta e preocupada com muitas coisas, quando uma só é necessária. Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada»." 
Lc 10, 38-42

Senhor, ensina-me a escutar-Te e a acolher, em Ti, todos os que, de uma forma ou de outra, se cruzam comigo nos caminhos da vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário