sábado, 2 de julho de 2016

XIV DOMINGO DO TEMPO COMUM


As leituras de hoje, têm como tema comum o envio em missão. Ontem, hoje e sempre, o Senhor envia em missão alguns, para anunciarem o amor de Deus, manifestado em Cristo Jesus, que deu a vida por todos e por cada um em particular, sem exceção de pessoa alguma.


 Na 1ª leitura o enviado é Isaías, que nos convida à alegria. Alegria porquê? Porque Deus nos ama como a mãe, que amamenta os seus filhos e os cobre de carinho e ternura. Sim, Deus  é Pai e Mãe ao mesmo tempo e o Seu Amor por nós é completo. Alegremo-nos, porque somos os filhos amados de Deus, no Seu Filho Unigénito.

"Alegrai-vos com Jerusalém, exultai com ela, todos vós que a amais. Com ela enchei-vos de júbilo, todos vós que participastes no seu luto. Assim podereis beber e saciar-vos com o leite das suas consolações, podereis deliciar-vos no seio da sua magnificência. Porque assim fala o Senhor: «Farei correr para Jerusalém a paz como um rio e a riqueza das nações como torrente transbordante. Os seus meninos de peito serão levados ao colo e acariciados sobre os joelhos. Como a mãe que anima o seu filho, também Eu vos confortarei: em Jerusalém sereis consolados. Quando o virdes, alegrar-se-á o vosso coração e, como a verdura, retomarão vigor os vossos membros. A mão do Senhor manifestar-se-á aos seus servos. "
Is 66, 10-14c  



Na 2ªleitura (Gal 6, 14-18)  S.Paulo surge-nos em missão, anunciando que se gloria na Cruz de Cristo. Sim, a Cruz foi o trono de glória de Nosso Senhor Jesus Cristo. Daí, onde e quando tudo parecia terminado, surge a Nova Criatura, que nos traz a paz e a misericórdia de Deus. É Deus que se nos revela nos Seu Amor infinito por cada um de nós.


No Evangelho (Lc 10, 1-12.17-20) são enviados 72 discípulos, significando este número, que o anúncio da Boa Nova do Reino se destina a toda a humanidade, não ficando ninguém excluído. E vão dois a dois, o que quer dizer, que um missionário nunca vai só, a comunidade, a partir da qual é enviado, fica em comunhão com ele, enquanto estiver em missão. Vão anunciar: a Paz; a libertação; que o reino de Deus está tão perto de nós, que nos coabita; que o Senhor Jesus ressuscitou e está vivo no meio de nós. Confiantes em Deus, suportados na oração pessoal e na das suas comunidades, dão testemunho do Amor de Deus, no que dizem e fazem, gloriando-se no Senhor e não nos resultados da sua ação missionária. Cada cristão, hoje em dia, é chamado a ser missionário onde vive, quando se desloca, no trabalho, nos seus contactos sociais, enfim, em todo o lado, onde quer que se cruze com alguém, ao longo de cada jornada.
Senhor, ilumina-me e ensina-me a dar testemunho de Ti, ao longo de cada dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário