sábado, 23 de abril de 2016

V DOMINGO DA PÁSCOA


E, na sequência de domingo passado, hoje continuamos a acompanhar a evangelização da Igreja dos primeiros tempos, através do testemunho de Paulo e Barnabé. Mas é o próprio Jesus, que nos explica o segredo da Igreja de ontem, de hoje e de sempre: só seremos efetivamente credíveis se nos amarmos uns aos outros como Ele nos amou.


Na 1ª leitura (Atos 14, 21b-27) Paulo e Barnabé dão-nos conta dos resultados das suas viagens missionárias. Percebemos claramente que se iam formando novas comunidades pelo mundo além e que a fé crescia no meio dos gentios. Deus era anunciado a todos os povos, de qualquer raça, credo, ou nação. 


Na 2ª leitura (Ap 21, 1-5a)  S. João diz-nos que Deus veio morar connosco. Ajuda-nos a perceber que cabe à comunidade cristã transformar os nossos tempos, as nossas comunidades, os locais em que vivemos, na nova Jerusalém. Consola-nos com a certeza do amor de Deus por e em cada um de nós.


No evangelho Jesus diz-nos qual é o sinal do cristão, apresenta-nos o nosso cartão de identidade, a forma pela qual devemos ser conhecidos: "amai-vos uns aos outros como eu vos amei"

"Quando Judas saiu do Cenáculo, disse Jesus aos seus discípulos: «Agora foi glorificado o Filho do homem e Deus foi glorificado n’Ele. Se Deus foi glorificado n’Ele, Deus também O glorificará em Si mesmo e glorificá-l’O-á sem demora. Meus filhos, é por pouco tempo que ainda estou convosco. Dou-vos um mandamento novo: que vos ameis uns aos outros. Como Eu vos amei, amai-vos também uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros»."
Jo 13, 31-33a.34-35 


Ensina-me Senhor a amar os que pões no meu caminho.

Sem comentários:

Enviar um comentário