sábado, 2 de maio de 2015

V DOMINGO DA PÁSCOA


Nas leituras deste domingo somos desafiados a olhar para a videira e a contemplá-la no seu desenvolvimento. Jesus serve-se da atividade do cultivo da vinha para nos explicar o que é viver em comunidade, ser Igreja.



Na 1ªleitura (At 9,26-31) constatamos que, já nos primeiros tempos da Igreja, havia dificuldades no viver em comunidade e que mesmo S.Paulo, que se tinha encontrado com Jesus ressuscitado, passou por essa experiência. O segredo, pelo que fez S.Paulo, está em não desistir nunca perante as contrariedades e em permanecer sempre em união com Cristo e com a comunidade.


Na 2ª leitura, S.João ensina-nos que a fé se manifesta através das obras de amor. (1Jo, 3,18-24). Relembra-nos que o primeiro mandamento dado por Deus é este: acreditar no nome de seu Filho, Jesus Cristo, e amarmo-nos uns aos outros, como Ele nos amou. Se permanecermos unidos a Cristo, circulará também em nós a Sua seiva e daremos fruto.


"Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Eu sou a verdadeira vide e meu Pai é o agricultor. Ele corta todo o ramo que está em Mim e não dá fruto e limpa todo aquele que dá fruto, para que dê ainda mais fruto. Vós já estais limpos, por causa da palavra que vos anunciei. Permanecei em Mim e Eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em Mim. Eu sou a videira, vós sois os ramos. Se alguém permanece em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto, porque sem Mim nada podeis fazer. Se alguém não permanece em Mim, será lançado fora, como o ramo, e secará. Esses ramos, apanham-nos, lançam-nos ao fogo e eles ardem. Se permanecerdes em Mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes e ser-vos-á concedido. A glória de meu Pai é que deis muito fruto. Então vos tornareis meus discípulos»." 

Jo 15,1-8. 

O evangelho é uma espécie de testamento que o Senhor Jesus nos deixou. Se quisermos que Ele nos torne seus discípulos devemos, por um lado, permanecer unidos à seiva da videira, que é o próprio Cristo, e por outro, permitir que Ele nos pode, quando for necessário, para assim darmos mais fruto. São estas as condições.


Senhor, que eu permaneça sempre unida a Ti e aos irmãos.

Sem comentários:

Enviar um comentário