sábado, 26 de maio de 2018

SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE


Hoje a Igreja está em festa, pois celebra a festa do Amor, de Deus Uno e Trino. E é, neste mistério de três pessoas distintas, numa só natureza, que participamos a partir do momento em que somos batizados. É na comunhão do Amor Divino que somos mergulhados, quando recebemos o sacramento do Batismo, passando a fazer parte da Igreja, a “esposa”, eternamente amada por Deus.


Na 1ªleitura (Deut 4, 32-34.39-40) entramos em contacto com o Deus da nossa história, fazendo memória do caminho que Deus fez com o Seu povo. Somos convidados a olhar para todas as provas do Amor do Senhor, e da Sua fidelidade, apesar de tantas infidelidades do povo de Israel, como garantia de que fará o mesmo com cada um de nós, isto é, nunca nos deixará sós, estará sempre connosco, até ao fim dos tempos, amando-nos infinitamente.
“Qual foi o deus que formou para si uma nação no seio de outra nação, por meio de provas, sinais, prodígios e combates, com mão forte e braço estendido, juntamente com tremendas maravilhas, como fez por vós o Senhor vosso Deus no Egipto, diante dos vossos olhos? Considera hoje e medita em teu coração que o Senhor é o único Deus, no alto dos céus e cá em baixo na terra, e não há outro.”


Na 2ªleitura (Rom 8, 14-17)   S.Paulo centra-nos na nossa identidade de filhos, no Filho e somo-Lo mesmo, filhos de Deus, por isso deixemo-Lo estreitar-nos nos Seus braços e chamemos-Lhe Abá. Entreguemo-nos de coração a este amor sem limites. Deus continua enamorado da Sua Igreja, de cada um e de todos nós.
“Irmãos: Todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Vós não recebestes um espírito de escravidão para recair no temor, mas o Espírito de adoção filial, pelo qual exclamamos: «Abá, Pai». O próprio Espírito dá testemunho, em união com o nosso espírito, de que somos filhos de Deus. Se somos filhos, também somos herdeiros, herdeiros de Deus e herdeiros com Cristo; se sofrermos com Ele, também com Ele seremos glorificados.”


No evangelho (Mt 28, 16-20) Jesus dá-nos a missão de O anunciarmos nos nossos ambientes e  periferias, ou por onde nos deslocarmos, na continuidade do que disse aos Seus discípulos. Façamos a nossa parte.
“Naquele tempo, os Onze discípulos partiram para a Galileia, em direção ao monte que Jesus lhes indicara. Quando O viram, adoraram-n’O; mas alguns ainda duvidaram. Jesus aproximou-Se e disse-lhes: «Todo o poder Me foi dado no Céu e na terra. Ide e ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-as a cumprir tudo o que vos mandei. Eu estou sempre convosco até ao fim dos tempos».”


Senhor, que o meu coração se abra à ação do Teu Santo Espírito.
Vinde Espírito Santo, enchei o coração dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor!

Sem comentários:

Enviar um comentário