domingo, 15 de janeiro de 2017

II DOMINGO DO TEMPO COMUM

O tempo comum iniciou-se na semana passada, pelo que hoje celebramos já o 2º domingo, em que as leituras nos revelam Aquele que veio de Deus, que é chamado “a luz das nações”, como O que veio tirar o pecado do mundo. Começamos o ano com  o desafio de nos deixarmos iluminar por Ele, de forma a continuarmos hoje, no séc.XXI, a sua missão de testemunhar Deus Amor, por todos, e por cada um de nós em particular, seja qual for o lugar, ou a situação, em que nos encontremos.

Na 1ªleitura (Is 49, 3.5-6)  o profeta Isaías utiliza expressões que nos desinstalam e provocam, porque ao mesmo tempo que nos lembram o refrão do salmo, cantado na liturgia de hoje: “eu venho Senhor para fazer a vossa vontade, isso só eu quero”, desafiam-nos a fazer destas palavras lema de vida, no concreto da nossa existência, “para que a minha salvação chegue até aos confins do mundo”. Enraizados na fé de que “Ele que me formou desde o seio materno” e de que Deus é a minha força” deixemos que “a luz das nações” nos preencha, ilumine e guie ao longo da vida.


Na 2ªleitura (1Cor l, 1-3) S.Paulo chama-nos, a cada um de nós, e a toda a humanidade, à santidade.
E, neste início do novo ano, como é bom receber a bênção de S.Paulo: “A graça e a paz de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo estejam convosco”. Só dá para responder: Ámen!

No Evangelho, S.João Batista fala-nos do que viu, dá testemunho do que presenciou e explica porque vê n’Ele a salvação. Deixemo-nos interpelar por este santo, que viu quem realmente era Jesus: o Filho de Deus feito homem.

“Naquele tempo, João Baptista viu Jesus, que vinha ao seu encontro, e exclamou: «Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. É d’Ele que eu dizia: ‘Depois de mim vem um homem, que passou à minha frente, porque era antes de mim’. Eu não O conhecia, mas foi para Ele Se manifestar a Israel que eu vim batizar na água». João deu mais este testemunho: «Eu vi o Espírito Santo descer do Céu como uma pomba e permanecer sobre Ele. Eu não O conhecia, mas quem me enviou a batizar na água é que me disse: ‘Aquele sobre quem vires o Espírito Santo descer e permanecer é que batiza no Espírito Santo’. Ora, eu vi e dou testemunho de que Ele é o Filho de Deus».”
 Jo 1, 29-34

Senhor, uma coisa, e só uma, te peço, a graça de fazer a tua vontade. Sê, Senhor, a única força em que sempre me apoie.

Sem comentários:

Enviar um comentário