domingo, 6 de novembro de 2016

XXXII DOMINGO DO TEMPO COMUM


As leituras deste domingo centram-nos na profissão de fé que fazemos, quando rezamos o credo, e dizemos “E espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo que há de vir.” Na época que atravessamos, em que homenageamos, de uma forma mais coletiva, os nossos ente queridos e amigos que já partiram ao encontro de Deus Amor, estas leituras ajudam-nos a refletir, mais profundamente, na vida para além da morte e dão-nos a certeza de que, um dia, também nós, nos encontraremos com todos eles, e com o nosso maior amigo, que é Deus. Então sim a festa será completa!


Na 1ªleitura (2 Mac 7,12.9-14) é impressionante, tanto a força de fé daqueles jovens, como a certeza que tinham na ressurreição dos mortos e na vida eterna. Apesar de tão distantes no tempo, ainda hoje há, também na Síria, e em tantas outras zonas do globo, imensas pessoas vítimas de perseguição por causa da sua fé em Deus e em Jesus Cristo. Que o Senhor seja a sua força nos tempos difíceis que atravessamos!


S.Paulo projeta-nos para além de nós mesmos e, mais uma vez, centra-nos no que é fundamental para todo o cristão: o Amor de Deus,que, em Jesus Cristo, Seu amado Filho, vive em cada um de nós. Só assim podemos dar testemunho da nossa fé, no dia a dia.
"Irmãos: Jesus Cristo, nosso Senhor, e Deus, nosso Pai, que nos amou e nos deu, pela sua graça, eterna consolação e feliz esperança, confortem os vossos corações e os tornem firmes em toda a espécie de boas obras e palavras. Entretanto, irmãos, orai por nós, para que a palavra do Senhor se propague rapidamente e seja glorificada, como acontece no meio de vós. Orai também, para que sejamos livres dos homens perversos e maus, pois nem todos têm fé. Mas o Senhor é fiel: Ele vos dará firmeza e vos guardará do Maligno. Quanto a vós, confiamos inteiramente no Senhor que cumpris e cumprireis o que vos mandamos. O Senhor dirija os vossos corações, para que amem a Deus e aguardem a Cristo com perseverança." 
2 Tes 2, 16 – 3, 5


No evangelho (Lc 20, 27-38) Jesus responde à provocação dos saduceus, como só o Senhor da Vida o podia fazer, mas também com uma ironia própria do ser humano. É bom ouvir Jesus explicar-nos como é a vida para além da morte. Neste evangelho somos ainda desafiados, por Jesus, a vivermos como filhos da Ressurreição, porque o nosso é um Deus de vivos. 

Senhor, ensina-me a ser digna de tomar parte na vida futura. Ajuda-me Senhor, porque eu sou pecadora.

Sem comentários:

Enviar um comentário