sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

SANTA MARIA, MÃE DE DEUS
1º JANEIRO - DIA MUNDIAL DA PAZ


As leituras de hoje, não saindo do espírito natalício, projetam-nos para o novo ano, pois propõem-nos atitudes a ter ao longo dos 366 dias que agora se iniciam: benção, filiação divina, louvor, anúncio, meditação e interiorização.


A 1ª leitura é uma oração linda em que o Senhor abençoa o povo de Israel. Ao iniciarmos um novo ano é bom sentirmo-nos assim objeto da benção de Deus. Que Ele nos abençõe e proteja ao longo da nossa vida.

"O Senhor disse a Moisés: «Fala a Aarão e aos seus filhos e diz-lhes: Assim abençoareis os filhos de Israel, dizendo: ‘O Senhor te abençoe e te proteja. O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face e te seja favorável. O Senhor volte para ti os seus olhos e te conceda a paz’. Assim invocarão o meu nome sobre os filhos de Israel e Eu os abençoarei»." 
Num 6, 22-2 7





Na 2ª leitura (Gal 4, 4-7) S.Paulo torna presente o mistério da incarnação e desafia-nos a acreditarmos que no Menino Jesus somos verdadeiramente filhos de Deus, pois por Ele fomos resgatados. E assim, no  Espírito do Filho, podemos tratar a Deus como "Abá! Pai!".


No Evangelho (Lc 2, 16-21) percebemos como os corações simples, puros e disponíveis, que recebem, em todas as situações, a comunicação do amor de Deus, glorificam, louvam, meditam, interiorizam e testemunham o que lhes foi anunciado. Foi assim com Maria, com S. José e com os pastores. 



Obrigada Pai porque no Teu Filho nos tornastes teus filhos. Glória a Ti Senhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário