sábado, 23 de janeiro de 2016

III DOMINGO DO TEMPO COMUM




Hoje as leituras propõem-nos a escuta atenta da Palavra de Deus. Festejámos há muito pouco tempo o Natal e por isso ainda está bem vivo em nós que: "No princípio era o Verbo e o Verbo se fez carne e habitou entre nós". O menino cresceu, fez-se homem, é o momento de escutarmos a Sua Palavra.


O escriba Esdras, na 1ª leitura (Ne 8, 2-4a.5-6.8-10) , abre o livro santo e desafia-nos a escutar Deus, que nos fala através da Palavra lida e explicada pelos levitas. Depois convida a fazer festa, a consagrar ao Senhor o dia da leitura da Palavra. 



Na leitura de hoje S. Paulo usa uma comparação muito clara para nos explicar a forma como devemos interagir uns com os outros em igreja - a Igreja, diz o apóstolo, é como o corpo humano em que cada órgão tem a sua função e se algum não a cumpre todo o corpo sofre. Também nós temos a nossa missão a desempenhar para bem de toda a comunidade, cabe-nos confiar no Senhor e levá-la por diante.

(forma curta)
"Irmãos: Assim como o corpo é um só e tem muitos membros e todos os membros do corpo, apesar de numerosos, constituem um só corpo, assim sucede também em Cristo. Na verdade, todos nós – judeus e gregos, escravos e homens livres – fomos batizados num só Espírito para constituirmos um só corpo e a todos nos foi dado a beber um só Espírito. De facto, o corpo não é constituído por um só membro, mas por muitos. Vós sois corpo de Cristo e seus membros, cada um por sua parte." 
1 Cor 12, 12-14.27  




No evangelho (Lc 1, 1-4; 4, 14-21)  é o próprio Jesus que lê as escrituras e no fim revela-se, manifesta quem é. Ele é verdadeiramente o Ungido, o Filho Único de Deus, que veio revelar, por palavras e obras, o Amor eterno do Pai por cada um de nós.

«O Espírito do Senhor está sobre mim, porque Ele me ungiu para anunciar a boa nova aos pobres. Ele me enviou a proclamar a redenção aos cativos e a vista aos cegos, a restituir a liberdade aos oprimidos e a proclamar o ano da graça do Senhor». Depois enrolou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-Se. Estavam fixos em Jesus os olhos de toda a sinagoga. Começou então a dizer-lhes: «Cumpriu-se hoje mesmo esta passagem da Escritura que acabais de ouvir». 


Senhor, que o meu coração escute a Tua Palavra e se deixe iluminar pelo teu Santo Espírito.

Sem comentários:

Enviar um comentário