sábado, 16 de janeiro de 2016

II DOMINGO DO TEMPO COMUM


Depois do tempo de Natal entrámos no chamado "tempo comum" em que Jesus, através das leituras, nos vai introduzindo no mistério do Amor de Deus, nos vai revelando, a pouco e pouco, o quanto o Pai do Céu e Ele nos amam. 
As leituras de hoje conduzem-nos  à festa do casamento, à comunhão do amor dos esposos, comparando-a à relação de Deus connosco. Deus é a fonte da alegria esponsal, é a força amorosa que fortalece essa relação, Ele é o esposo e o povo amado a esposa. Ele é o Amor que se dá continuamente a todos, sem nunca acabar. 
Deixemo-nos amar incondicionalmente por este Deus, que sempre se faz encontrar por nós e nos quer a tempo inteiro. Nunca duvidemos do Seu amor por cada um de nós.


Na 1ª leitura (Is 62,1-5) Isaías fala-nos do amor de Deus, de quão forte, e belo é esse amor pelo povo amado. Deus casou-se com o seu povo, Ele é o esposo e Israel a sua esposa. Com Jesus percebemos que esse Amor se estende a toda a humanidade e permanece eternamente.


Na 2ªleitura (1Cor 12,4-11) é S. Paulo quem nos desafia a colocar os dons, que Deus nos dá, ao serviço dos outros. É da riqueza e variedade dos carismas, que o Espírito Santo infunde em cada um, que pode ser feita a harmonia de cada comunidade. Cabe a cada um de nós querer fazer parte do todo.


Hoje, no evangelho somos conduzidos por Maria (sempre atenta às nossas necessidades) até Jesus e depois é ela que nos desafia a fazer tudo o que Ele nos disser. Se confiarmos n'Ele a alegria será completa. Foi o que aconteceu num casamento, em Caná da Galileia, para o qual Maria,Jesus e os discípulos foram convidados. 
O que me impressiona mais neste evangelho, por um lado é a preocupação de Nossa Senhora, a sua atenção ao que se estava a passar e a procura de uma solução favorável à família anfitriã. Por outro lado, pela forma como Jesus lhe respondeu, parece que não tinha pensado em começar ali a sua vida pública, mas Ele não podia recusar um pedido da Mãe e assim é antecipada a hora de Jesus. 
Claro que a manifestação de que Jesus é verdadeiramente o Filho de Deus, que está no meio de nós e nos mostra que o Pai nos ama e nos convida a fazer festa, porque o Seu Filho está connosco, foi fundamental.


"Naquele tempo, realizou-se um casamento em Caná da Galileia e estava lá a Mãe de Jesus. Jesus e os seus discípulos foram também convidados para o casamento. A certa altura faltou o vinho. Então a Mãe de Jesus disse-Lhe: «Não têm vinho». Jesus respondeu-Lhe: «Mulher, que temos nós com isso? Ainda não chegou a minha hora». Sua Mãe disse aos serventes: «Fazei tudo o que Ele vos disser». Havia ali seis talhas de pedra, destinadas à purificação dos judeus, levando cada uma de duas a três medidas. Disse-lhes Jesus: «Enchei essas talhas de água». Eles encheram-nas até acima. Depois disse-lhes: «Tirai agora e levai ao chefe de mesa». E eles levaram. Quando o chefe de mesa provou a água transformada em vinho, – ele não sabia de onde viera, pois só os serventes, que tinham tirado a água, sabiam – chamou o noivo e disse-lhe: «Toda a gente serve primeiro o vinho bom e, depois de os convidados terem bebido bem, serve o inferior. Mas tu guardaste o vinho bom até agora». Foi assim que, em Caná da Galileia, Jesus deu início aos seus milagres. Manifestou a sua glória e os discípulos acreditaram n’Ele."  
Jo 2, 1-11



Obrigada, querida Mãe, por estares atenta às nossas súplicas. Intercede por mim junto de teu Filho, para que o meu coração se deixe repassar totalmente pelo amor de Deus. 

Sem comentários:

Enviar um comentário