sábado, 1 de agosto de 2015

XVIII DOMINGO DO TEMPO COMUM


As leituras deste domingo são um apelo a contemplarmos Jesus como o pão que verdadeiramente sacia, como a fonte que mata a sede, como Aquele que Deus enviou e nos habita em todos os momentos da vida.


Na 1ª leitura (Ex 16,2-4.12-15.vemos a resposta que o Senhor dá a Moisés quando este lhe apresenta a revolta do povo. O que mais me surpreende é a forma como Deus age, pois mesmo escutando a ingratidão do povo, providencia pelo seu bem estar, vela para que nada lhe falta. É assim o nosso Deus, sempre atento às necessidades de cada um de nós. Ele cuida de nós em cada momento da nossa vida, dá-nos o que precisamos, mesmo que nós não O entendamos de imediato, como o Pai extremoso que é.


S. Paulo na 2ª leitura, na sequência da leitura de domingo passado, apela à conversão de coração, pedindo para que vivamos de acordo com o que Jesus pregou. Deixando-nos renovar pelo Espírito Santo, revestir-nos-emos do homem novo.
"Irmãos: Eis o que vos digo e aconselho em nome do Senhor: Não torneis a proceder como os pagãos, que vivem na futilidade dos seus pensamentos.Não foi assim que aprendestes a conhecer a Cristo, se é que d’Ele ouvistes pregar e sobre Ele fostes instruídos, conforme a verdade que está em Jesus. 
É necessário abandonar a vida de outrora e pôr de parte o homem velho, corrompido por desejos enganadores. Renovai-vos pela transformação espiritual da vossa inteligência e revesti-vos do homem novo, criado à imagem de Deus na justiça e santidade verdadeiras." 
Ef 4,17.20-24.



No Evangelho S. João conta-nos como Jesus ensina as pessoas que O procuram por causa dos milagres, ou porque foram alimentadas por Ele. Jesus não se deixa enganar quanto à razão pela qual eles O procuram, mas não os condena, antes pelo contrário, não deixa de os esclarecer e de os desafiar a irem mais além, a descobrirem quem realmente Ele é e a acreditarem n'Ele, como Aquele que Deus enviou. Também nos faz hoje o mesmo convite a abrirmos o nosso coração, para nele O encontrarmos como o Pão da Vida enviado por Deus.


Senhor, eu te louvo e bendigo pelo dom da Eucaristia.
Eu creio Senhor que és Jesus o Filho de Deus Vivo!

Sem comentários:

Enviar um comentário