sábado, 19 de julho de 2014

XVI DOMINGO DO TEMPO COMUM


A 1ª leitura deste domingo faz-nos olhar atentamente para a Paciência e a Misericórdia de Deus, que nunca tem pressa para condenar o pecador. Olha-o com misericórdia esperando com uma paciência infinita que este se converta. 


A 2ª leitura vem na mesma linha, mas S.Paulo é ainda mais claro apresentando-nos o Espírito Santo como Aquele que age em nós, vindo em nosso auxílio em todos os momentos, e por isso também na oração, rezando em nossos corações a Deus Pai.


"Irmãos: O Espírito Santo vem em auxílio da nossa fraqueza, porque não sabemos que pedir nas nossas orações; mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis. E Aquele que vê no íntimo dos corações conhece as aspirações do Espírito, pois é em conformidade com Deus que o Espírito intercede pelos cristãos."
Rom 8, 26-27 


O Evangelho é também exemplo da Paciência Divina, nas diferentes parábolas que Jesus nos conta. Mais Jesus desafia-nos a sermos como a semente de mostarda, pequenina e insignificante, mas que ao crescer dá abrigo aos pássaros que se acolhem nos seus ramos. Outro exemplo que Jesus usa, para nos levar a agir, é o do fermento que leveda a massa em que é incorporado.


Divino Espírito Santo, que por mim intercedes ao Pai, com gemidos inefáveis, ajuda-me a ser como o grão de mostarda e como o fermento na massa levedada.

Sem comentários:

Enviar um comentário