sábado, 3 de fevereiro de 2018

V DOMINGO DO TEMPO COMUM


As leituras de hoje centram-nos na vida e focam, especialmente, um dos seus mistérios mais difíceis de entender: o sofrimento. Como é costume dizer-se, não é por acreditarmos em Deus que Ele nos tira o sofrimento, mas n’Ele assume outro significado, pois sabemos que Ele está sempre connosco e, se é possível, mais ainda nos momentos difíceis e mais duros. Com Jesus aprendemos que o Amor de Deus nunca, mas nunca mesmo, nos abandona. É como diz no texto “Pegadas na Areia”, quando mais precisamos, Deus pega-nos ao colo e leva-nos aconchegados junto ao Seu peito, qual mãe que nos alivia e connosco caminha. Entreguemo-nos a Ele, deixemo-nos amar por Ele.


Na 1ªleitura (Job 7, 1-4.6-7) Job, sem nunca perder a sua confiança em Deus, questiona-O sobre a desgraça, o sofrimento de que é alvo. E é do diálogo apresentado ao longo do livro de Job, que percebemos o quão profunda e inabalável  pode ser a fé em Deus, que continua firme, mesmo quando tudo está perdido e parece não haver esperança. Isto sim, é ter fé!


Na 2ªleitura (1 Cor 9, 16-19.22-23) somos confrontados com a atitude de fé de S.Paulo, com o seu testemunho. Ao mesmo tempo sentimo-nos interpelados a ser, também nós, hoje, testemunhas do Amor de Deus, em todo e qualquer momento, ou situação das nossas vidas: “Irmãos: Anunciar o Evangelho não é para mim um título de glória, é uma obrigação que me foi imposta. Ai de mim se não anunciar o Evangelho! Se o fizesse por minha iniciativa, teria direito a recompensa. Mas, como não o faço por minha iniciativa, desempenho apenas um cargo que me está confiado. Em que consiste, então, a minha recompensa? Em anunciar gratuitamente o Evangelho, sem fazer valer os direitos que o Evangelho me confere. Livre como sou em relação a todos, de todos me fiz escravo, para ganhar o maior número possível. Com os fracos tornei-me fraco, a fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, a fim de ganhar alguns a todo o custo. E tudo faço por causa do Evangelho, para me tornar participante dos seus bens.”


No Evangelho (Mc 1, 29-39) Jesus anuncia e torna presente o Reino de Deus no meio das pessoas do Seu tempo. Olhando para Jesus vemos Deus em ação. É Deus Amor que se vai revelando aos nossos olhos: primeiro cura a sogra de Pedro; depois todos os outros que lhe são apresentados; retira-se para estar em maior intimidade com o Pai, em oração; parte a anunciar o Reino de Deus por toda a Galileia. “ Simão e os companheiros foram à procura d’Ele e, quando O encontraram, disseram-Lhe: «Todos Te procuram». Ele respondeu-lhes: «Vamos a outros lugares, às povoações vizinhas, a fim de pregar aí também, porque foi para isso que Eu vim». E foi por toda a Galileia, pregando nas sinagogas e expulsando os demónios.”


Senhor eu creio em Ti, mas aumenta a minha fé.

Sem comentários:

Enviar um comentário