sábado, 17 de fevereiro de 2018

I DOMINGO DA QUARESMA


Iniciámos o tempo quaresmal na passada 4ªfeira, com a celebração da imposição das cinzas, que nos introduz no tempo favorável, na época da salvação, com um convite muito forte à conversão, à renovação interior e à solidariedade para com todos, principalmente para com os mais frágeis e desprezados, marginalizados e doentes.


As leituras de hoje continuam a chamar-nos à conversão de coração, introduzindo-nos numa caminhada espiritual que, ao longo dos próximos 40 dias, tem como objetivo a preparação para a grande festa da Páscoa, a nossa festa maior, em que Jesus vence a morte e nos abre, pelo Seu Santo Espírito, a mente e o coração, ao Amor infinito de Deus por cada um de nós. Como Deus nos ama! Bendito e louvado seja Deus, hoje e sempre, pelos séculos sem fim!


Na 1ªleitura (Gen 9, 8-15) percebemos que, desde sempre, Deus quis fazer “Aliança” com o ser humano e, por Jesus, Seu Único e Amado Filho, Ele concluiu-a, de uma vez para sempre, fazendo-se um com toda a humanidade e, ao mesmo tempo, com cada um. Com Noé e o dilúvio, somos projetados para o nosso batismo, a partir do qual  recebemos o Espírito Santo, que nos dá a vida em Deus, que nos habita e nos faz filhos no Filho. O Amor de Deus, por cada um de nós, vem de longe, de muito longe, de onde ainda nenhum de nós existia… a não ser no pensamento de Deus.


Na 2ªleitura (1 Pedro 3, 18-22) S.Pedro ajuda-nos a entender melhor a primeira (Gen 9, 8-15) e assegura-nos que, se por ocasião do dilúvio, no tempo de Noé, se salvaram apenas oito pessoas, no batismo em Jesus Cristo, que ressuscitou e está à direita do Pai, toda a humanidade foi salva.
"Caríssimos: Cristo morreu uma só vez pelos pecados – o Justo pelos injustos – para vos conduzir a Deus. Morreu segundo a carne, mas voltou à vida pelo Espírito. Foi por este Espírito que Ele foi pregar aos espíritos que estavam na prisão da morte e tinham sido outrora rebeldes, quando, nos dias de Noé, Deus esperava com paciência, enquanto se construía a arca, na qual poucas pessoas, oito apenas, se salvaram através da água. Esta água é figura do Baptismo que agora vos salva, que não é uma purificação da imundície corporal, mas o compromisso para com Deus de uma boa consciência; ele vos salva pela ressurreição de Jesus Cristo, que subiu ao Céu e está à direita de Deus, tendo sob o seu domínio os Anjos, as Dominações e as Potestades." 
1 Pedro 3, 18-22 



No evangelho (Mc 1, 12-15) Jesus, depois do Seu Batismo e de vencer as Tentações, inicia a Sua vida pública anunciando o Reino de Deus e apelando ao arrependimento  e à conversão.«Cumpriu-se o tempo e está próximo o reino de Deus. Arrependei-vos e acreditai no Evangelho». 
Escutemos o apelo de Jesus, entreguemos-Lhe tudo o que temos e somos, deixando-nos amar por Ele. 


Senhor, que o meu coração acolha a Tua Palavra e se deixe converter por Ti.

Sem comentários:

Enviar um comentário