sábado, 18 de novembro de 2017

XXXIII DOMINGO DO TEMPO COMUM


As leituras de hoje continuam o apelo à vigilância na fé, que se iniciou no passado domingo. Desta vez, o caminho proposto para pormos em prática essa vigilância, é através da rentabilização, por colocação, dos “talentos” que Deus nos deu, sempre ao serviço da transmissão do Seu amor a todos os que fazem parte da nossa vida.


Na 1ªleitura (Prov 31, 10-13.19-20.30-31) o autor  valoriza a mulher virtuosa e o seu papel fundamental na família, na transmissão de Deus Amor. Quando a mulher deixa Deus entrar na sua vida e ser o seu tudo, torna-se reflexo do amor de Deus e então, ontem, hoje e amanhã, será como diz o texto sagrado: “ O seu valor é maior que o das pérolas. Nela confia o coração do marido e jamais lhe falta coisa alguma. Ela dá-lhe bem-estar e não desventura, em todos os dias da sua vida. Procura obter lã e linho e põe mãos ao trabalho alegremente. Toma a roca em suas mãos, seus dedos manejam o fuso. Abre as mãos ao pobre e estende os braços ao indigente. A graça é enganadora e vã a beleza; a mulher que teme o Senhor é que será louvada. Dai-lhe o fruto das suas mãos e suas obras a louvem às portas da cidade.” 


Na 2ª leitura (1 Tes 5, 1-6)  S.Paulo apela vivamente à  vigilância e à preparação para o dia da vinda do Senhor, porque não sabemos, nem o dia, nem a hora. A nossa atitude deve ser a de uma espera ativa, uma espécie de “stand by” pró-ativo: “Mas vós, irmãos, não andais nas trevas, de modo que esse dia vos surpreenda como um ladrão, porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia: nós não somos da noite nem das trevas. Por isso, não durmamos como os outros, mas permaneçamos vigilantes e sóbrios.” 


No Evangelho (Mt 25, 14-30)  é o Senhor Jesus que nos desafia a estarmos vigilantes e a prepararmos a Sua segunda vinda. Todas as pessoas têm dons dados por Deus, que, como já a minha mãe dizia, se não forem postos ao serviço dos outros se estragam por falta de uso. Cabe-nos também a nós, hoje, responder ao desafio de colocar os nossos talentos a render, nas diferentes situações da nossa vida: família, profissão, amigos, comunidade,…Que possamos também nós, um dia, ouvir o Senhor dizer-nos: ‘Muito bem, servo bom e fiel. Porque foste fiel em coisas pequenas, confiar-te-ei as grandes. Vem tomar parte na alegria do teu senhor’.


Senhor, ensina-me a estar vigilante no serviço aos outros. 

Sem comentários:

Enviar um comentário