quarta-feira, 1 de novembro de 2017

SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS
1 de novembro de 2017


Hoje a Igreja celebra todos os santos, aqueles que já partiram e se encontram na Jerusalém celeste, intercedendo por nós, junto de Deus. É em comunhão com todos eles, os que foram elevados à honra dos altares, mas também todos os outros, conhecidos e desconhecidos, que glorificam a Deus eternamente, que também nós hoje louvamos a Trindade Santa. Esta festa é, por outro lado, um desafio, um apelo à santidade dirigido a todos nós, porque como diz o Papa Francisco: "não é uma prerrogativa somente de alguns: a santidade é um dom que é oferecido a todos, ninguém está excluído".


Na 1ªleitura (Ap 7, 2-4.9-14)  S. João fala-nos da multidão imensa, que ninguém podia contar, oriunda de todos os povos, tribos, nações e línguas, que, vindos da grande tribulação, lavaram as suas túnicas e as branquearam no sangue do Cordeiro. Louvemo-Lo e adoremo-Lo com as palavras que S. João nos deixou«Ámen! A bênção e a glória, a sabedoria e a ação de graças, a honra, o poder e a força ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Ámen!».


Na 2ªleitura S.João lembra-nos que, também nós somos filhos de Deus e, por isso chamados a vê-Lo, um dia, face a face, tal qual Ele é.
“Caríssimos: Vede que admirável amor o Pai nos consagrou em nos chamar filhos de Deus. E somo-lo de facto. Se o mundo não nos conhece, é porque não O conheceu a Ele. Caríssimos, agora somos filhos de Deus e ainda não se manifestou o que havemos de ser. Mas sabemos que, na altura em que se manifestar, seremos semelhantes a Deus, porque O veremos tal como Ele é. Todo aquele que tem n’Ele esta esperança purifica-se a si mesmo, para ser puro, como Ele é puro.” 
1 Jo 3, 1-3


No evangelho (Mt 5, 1-12ª) , é o próprio Jesus que nos ensina que o caminho a seguir, para também nós, um dia, contemplarmos e louvarmos a Deus na Sua presença, é  pormos em prática as bem-aventuranças. 




Senhor, que eu aprenda de Ti a vier as bem-aventuranças na vida, ao longo de cada dia. 

Sem comentários:

Enviar um comentário