sábado, 15 de julho de 2017

XV DOMINGO DO TEMPO COMUM


As leituras de hoje despertam-nos para a importância da escuta da Palavra de Deus, mas, sobretudo, desafiam-nos a sermos “terra boa”, onde a “semente” frutifique, no fundo, são um convite a deixarmo-nos “fazer” pela Palavra.


Na 1ªleitura (Is 55, 10-11) Isaías compara a Palavra de Deus à chuva e à neve, pois estas, tal como a Palavra, não voltam para o céu sem terem cumprido a sua missão: Eis o que diz o Senhor: «Assim como a chuva e a neve que descem do céu não voltam para lá sem terem regado a terra, sem a terem fecundado e feito produzir, para que dê a semente ao semeador e o pão para comer, assim a palavra que sai da minha boca não volta sem ter produzido o seu efeito, sem ter cumprido a minha vontade, sem ter realizado a sua missão».” Se nos deixarmos repassar, empapar, pela Palavra de Deus, o fruto ver-se-á.


Na 2ª leitura (Rom 8, 18-23)  S. Paulo lembra-nos que a vida é uma luta constante, mas que a nova vida virá e então, em Deus, seremos libertados, conheceremos como somos, por Ele, amados infinitamente:  Sabemos que toda a criatura geme ainda agora e sofre as dores da maternidade. E não só ela, mas também nós, que possuímos as primícias do Espírito, gememos interiormente, esperando a adoção filial e a libertação do nosso corpo.” 


No evangelho (Mt 13, 1-23) , que é explicado por Jesus, há uma certeza que fica, Deus lança sempre a semente, a Sua Palavra é proclamada, Ele não falha, mas a forma como é recebida, depende do como cada um de nós a recebe, aliás, a mesma Palavra, proclamada em alturas diferentes é recebida, pela mesma pessoa, de forma diferente, consoante a situação de vida em que se encontra, no momento da escuta. É sempre uma Palavra viva e atuante. O fruto depende de nós.
“Escutai, então, o que significa a parábola do semeador: Quando um homem ouve a palavra do reino e não a compreende, vem o Maligno e arrebata o que foi semeado no seu coração. Este é o que recebeu a semente ao longo do caminho. Aquele que recebeu a semente em sítios pedregosos é o que ouve a palavra e a acolhe de momento com alegria, mas não tem raiz em si mesmo, porque é inconstante, e, ao chegar a tribulação ou a perseguição por causa da palavra, sucumbe logo. Aquele que recebeu a semente entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo e a sedução da riqueza sufocam a palavra, que assim não dá fruto. E aquele que recebeu a palavra em boa terra é o que ouve a palavra e a compreende. Esse dá fruto e produz ora cem, ora sessenta, ora trinta por um».”  
Quando não formos “terra boa”, dá-nos Senhor a coragem e a confiança de voltarmos sempre para Ti.

Senhor, que o meu coração se abra sempre à Tua Palavra e se deixe habitar inteiramente por Ti.

Sem comentários:

Enviar um comentário