domingo, 9 de julho de 2017

XIV DOMINGO DO TEMPO COMUM

As leituras de hoje testam-nos quanto à humildade, por um lado é o Rei que vem montado num jumentinho, por outro é o Pai, que em Jesus, se revela aos "pequeninos. São leituras que nos projetam para uma vivência partilhada com os outros, atenta e solícita aos seus sofrimentos e alegrias. A Jesus que se faz assim, um connosco, só podemos dizer sim, como Ele fez com o Pai.


Na 1ªleitura (Zac 9, 9-10)  o profeta Zacarias convida o povo a exultar de alegria e a entoar hinos de louvor a Deus, porque “vem ao teu encontro, humildemente montado num jumentinho, filho duma jumenta.” É Deus que vem ao nosso encontro, é Ele, o Rei, quem nos procura, nos acolhe, nos ama incondicionalmente e nos dá a salvação, por isso só podemos cantar: Bendito e louvado seja o nosso Deus; honra, glória e louvor a Deus hoje sempre, pelos séculos sem fim.


Na 2ª leitura, (Rom 8, 9.11-13) S.Paulo leva-nos a submergir, de novo, no Espírito Santo recebido no dia do nosso batismo. Se n’Ele vivermos, se por Ele nos deixarmos habitar por Jesus ressuscitado, alcançaremos a verdadeira vida: Se o Espírito d’Aquele que ressuscitou Jesus de entre os mortos habita em vós, Ele, que ressuscitou Cristo Jesus de entre os mortos, também dará vida aos vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que habita em vós.” 


No Evangelho, Jesus começa por fazer uma oração de louvor e ação de graças a Deus, pelo bom acolhimento da proposta de salvação anunciada pelos apóstolos, que encontrou eco nos humildes, nos pequeninos. E, se, também nós, abrirmos o nosso coração à palavra proclamada, por certo, sentiremos o desafio que, hoje, Jesus nos coloca de n’Ele confiarmos, de a Ele nos entregarmos com tudo o que somos, vivemos e temos, com tudo o que d’Ele nos aproxima, ou afasta. Ousemos confiar em Jesus e descansemos na Sua Paz.
“Naquele tempo, Jesus exclamou: «Eu Te bendigo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas verdades aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, Eu Te bendigo, porque assim foi do teu agrado. Tudo Me foi dado por meu Pai. Ninguém conhece o Filho senão o Pai e ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Vinde a Mim, todos os que andais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e a minha carga é leve».”
 Mt 11, 25-30
Senhor que eu me deixe habitar pelo Teu Santo Espírito e aprenda a confiar, a descansar tudo em Ti.

Sem comentários:

Enviar um comentário