domingo, 28 de maio de 2017


VII DOMINGO DA PÁSCOA
SOLENIDADE DA ASCENSÃO DE JESUS


O grande dia da Páscoa está a chegar ao fim. Entramos na última semana do tempo Pascal. Jesus tem vindo, ao longo de 7 semanas, a dar-nos as últimas instruções,  as recomendações finais. Hoje despede-se fisicamente, mas deixa-nos a certeza  de que estará sempre connosco, no meio de nós, de que nunca nos deixará sós: “Eu estou sempre convosco até ao fim dos tempos”.


Na 1ª leitura (At 1,1-11), S.Lucas fala-nos da despedida de Jesus em Jerusalém e  desafia-nos a confiar no Senhor, e na sua promessa de que receberemos «a força do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém e em toda a Judeia e na Samaria e até aos confins da terra». É esta a missão de cada um de nós, batizado no Espírito Santo, ser testemunha de Jesus ressuscitado, vivo no meio de nós, onde quer que nos encontremos.


Na 2ª leitura (Ef 1,17-23), S.Paulo exorta-nos a deixarmo-nos “fazer” pelo Espírito Santo, que nos habita desde o dia do nosso batismo. É por Jesus, cuja subida ao Céu hoje celebramos, que percebemos o quanto Deus nos ama, a ponto de querer viver em cada um de nós, para assim, através destes vasos de barro,  moldados com todo o carinho e amor de Deus Uno e Trino, chegar a toda a humanidade o amor infinito de Deus por todos em geral e por cada um em particular.


No evangelho de hoje, Jesus dá-nos a esperança de que também nós, um dia, iremos ao seu encontro, e que, até lá, devemos confiar que Deus está sempre connosco, nunca nos abandona, nunca nos deixa sós. E é apoiados neste Deus que nos habita, desde o dia do nosso batismo, que seremos portadores da boa nova do Seu amor infinito, por cada ser criado, em todo o lugar, tempo e situação em que nos encontrarmos. 
"Naquele tempo, os Onze discípulos partiram para a Galileia, em direção ao monte que Jesus lhes indicara. Quando O viram, adoraram-n’O; mas alguns ainda duvidaram. Jesus aproximou-Se e disse-lhes: «Todo o poder Me foi dado no Céu e na terra. Ide e ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-as a cumprir tudo o que vos mandei. Eu estou sempre convosco até ao fim dos tempos»." 
Mt 28, 16-20


Senhor, que eu me deixe habitar sempre e só por Ti.

Sem comentários:

Enviar um comentário