sábado, 20 de maio de 2017

VI DOMINGO DA PÁSCOA


Na continuação do que escutámos no domingo passado, hoje, Jesus continua a preparar-nos para a Sua subida para o Pai. Quer que estejamos  prontos para receber o Espírito Santo nos nossos corações, para com Ele vivermos em comunhão, no mais íntimo de nós mesmos, deixando que faça de cada um de nós a Sua morada.


Na 1ªleitura (Atos 8, 5-8.14-17) vemos como o Evangelho do Messias, Jesus Cristo, Ressuscitado, é anunciado na Samaria através de Filipe:"Naqueles dias, Filipe desceu a uma cidade da Samaria e começou a pregar o Messias àquela gente. As multidões aderiam unanimemente às palavras de Filipe, ao ouvi-las e ao ver os milagres que fazia. De muitos possessos saíam espíritos impuros, soltando enormes gritos, e numerosos paralíticos e coxos foram curados. E houve muita alegria naquela cidade." Depois, os samaritanos eram confirmados no Espírito Santo em Igreja, aqui representada por Pedro e João: "Quando os Apóstolos que estavam em Jerusalém ouviram dizer que a Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram-lhes Pedro e João. Quando chegaram lá, rezaram pelos samaritanos, para que recebessem o Espírito Santo, que ainda não tinha descido sobre eles: só estavam baptizados em nome do Senhor Jesus. Então impunham-lhes as mãos e eles recebiam o Espírito Santo."


Na 2ªleitura (1 Pedro 3, 15-18)  S. Pedro exorta-nos a vivermos de acordo com o que somos, filhos amados de Deus, batizados em Jesus Cristo Ressuscitado e por isso cheios do Espírito Santo.


Jesus, no Evangelho, (Jo 14, 15-21)  diz-nos claramente o que espera de nós: que amemos Deus (Pai, Filho e Espírito Santo) em primeiro lugar e aos irmãos, como a nós mesmos, em segundo lugar. E mais, assegura-nos que, nesta tarefa, nunca estaremos sós, pois Ele encontrou uma forma de viver sempre em cada um de nós, pelo doce Consolador que o Pai nos envia e que é o Espírito Santo Paráclito que recebemos no Batismo.


Habita-me Senhor, por inteiro, para que eu viva só de Ti.

Sem comentários:

Enviar um comentário