sábado, 13 de maio de 2017

V DOMINGO DA PÁSCOA


Até aqui, Jesus tem vindo a apresentar-se aos apóstolos, e a nós, como O ressuscitado. Hoje, começa a preparar-nos para algo mais, pois confronta-nos com a mesma pergunta que fez a Filipe: “Há tanto tempo que estou convosco e não Me conheces, Filipe? Quem Me vê, vê o Pai.” Acreditamos que Jesus está no Pai e o Pai n'Ele? Acreditamos mesmo que Ele nos habita? 


Na 1ªleitura (Atos 6,1-7)  aprendemos, com as primeiras comunidades, que os problemas existem sempre, mas  há que enfrentá-los e resolvê-los em conjunto, pedindo, pela oração, o auxílio do Espírito Santo para o encontrar da melhor solução. Escolhendo, o que hoje chamamos, diáconos, para o "serviço  às mesas", libertaram os Apóstolos para o que era essencial: a evangelização. 
 “Então os Doze convocaram a assembleia dos discípulos e disseram: «Não convém que deixemos de pregar a palavra de Deus, para servirmos às mesas. Escolhei entre vós, irmãos, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, para lhes confiarmos esse cargo. Quanto a nós, vamos dedicar-nos totalmente à oração e ao ministério da palavra»”


S. Pedro, na 2ªleitura (1 Pedro 2, 4-9)  desafia-nos a sermos pedras vivas da Igreja, que tem como pedra angular, Jesus Cristo, rejeitado pelos homens, mas precioso para Deus. Somos chamados a anunciar, a todos os que connosco convivem, o amor imenso de Deus por cada um.

“Por isso se lê na Escritura: «Vou pôr em Sião uma pedra angular, escolhida e preciosa; e quem nela puser a sua confiança não será confundido». Honra, portanto, a vós que acreditais. Para os incrédulos, porém, «a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se pedra angular», «pedra de tropeço e pedra de escândalo». Tropeçaram por não acreditarem na palavra, pois foram para isso destinados. Vós, porém, sois «geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo adquirido por Deus, para anunciar os louvores» d’Aquele que vos chamou das trevas para a sua luz admirável.”


No evangelho é Jesus que nos guia, enquanto povo peregrino que caminha para Deus: Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida.

“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Não se perturbe o vosso coração. Se acreditais em Deus, acreditai também em Mim. Em casa de meu Pai há muitas moradas; se assim não fosse, Eu vos teria dito que vou preparar-vos um lugar? Quando Eu for preparar-vos um lugar, virei novamente para vos levar comigo, para que, onde Eu estou, estejais vós também. Para onde Eu vou, conheceis o caminho». Disse-Lhe Tomé: «Senhor, não sabemos para onde vais: como podemos conhecer o caminho?». Respondeu-lhe Jesus: «Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por Mim. Se Me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. Mas desde agora já O conheceis e já O vistes». Disse-Lhe Filipe: «Senhor, mostra-nos o Pai e isto nos basta». Respondeu-lhe Jesus: «Há tanto tempo que estou convosco e não Me conheces, Filipe? Quem Me vê, vê o Pai. Como podes tu dizer: ‘Mostra-nos o Pai’? Não acreditas que Eu estou no Pai e o Pai está em Mim? As palavras que Eu vos digo, não as digo por Mim próprio; mas é o Pai, permanecendo em Mim, que faz as obras. Acreditai-Me: Eu estou no Pai e o Pai está em Mim; acreditai ao menos pelas minhas obras. Em verdade, em verdade vos digo: quem acredita em Mim fará também as obras que Eu faço e fará obras ainda maiores, porque Eu vou para o Pai».” 
Jo 14, 1-12

Senhor, que eu me deixe conduzir só por Ti.

Sem comentários:

Enviar um comentário