sábado, 25 de março de 2017

IV DOMINGO DA QUARESMA


As leituras deste domingo guiam-nos através da Luz, que é o Senhor Jesus. Se na semana passada Jesus nos matou a sede, pois só Ele é a fonte de Água Viva, hoje, quando se faz encontro, com cada um de nós, revela-se-nos como a Luz, que nos ilumina e conduz até Deus. Deixemo-nos iluminar por Ele.

Na 1ªleitura (Sam 16, 1b.6-7.10-13a) o profeta Samuel deixa-se guiar por Deus na escolha do ungido do Senhor, David. Só Deus sabe quem somos, só Deus nos conhece no mais íntimo de nós mesmos. Ele não olha às aparências, como nós fazemos, mas conhece as profundezas da nossa alma e, mesmo assim, ama-nos infinitamente. Assim, no Amor, é Ele quem nos escolhe para O servir e n’Ele estarmos ao serviço dos outros.


Na 2ªleitura S. Paulo convida-nos a vivermos segundo filhos da Luz, a deixarmos que a Luz de Cristo, por nós recebida no batismo, realize em nós obras da Luz. Neste tempo favorável da quaresma, abramo-nos à ação do Espírito Santo, despertemos, para que Ele, no mais íntimo dos nossos corações, atue, realizando obras de Luz. 

“Irmãos: Outrora vós éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor. Vivei como filhos da luz, porque o fruto da luz é a bondade, a justiça e a verdade. Procurai sempre o que mais agrada ao Senhor. Não tomeis parte nas obras das trevas, que nada trazem de bom; tratai antes de as denunciar abertamente, porque o que eles fazem em segredo até é vergonhoso dizê-lo. Mas todas as coisas que são condenadas são postas a descoberto pela luz, e tudo o que assim se manifesta torna-se luz. É por isso que se diz: «Desperta, tu que dormes; levanta-te do meio dos mortos e Cristo brilhará sobre ti».”
Ef 5, 8-14 


No Evangelho (Jo 9, 1-41) Jesus, perante os nosso olhos, realiza obras de Amor, obras de Luz: cura um cego de nascença. Ao longo deste evangelho, vemos todo um processo de crescimento, na aproximação e entrega a Deus, por parte deste homem: primeiro, é a cura física, com a perplexidade natural face ao acontecimento; depois, é a força do testemunho perante os fariseus - impressionante o desassombro com que fala do que aconteceu e desafia os "doutores da lei"; por fim, um ato de fé total, reconhecendo Jesus como o Filho de Deus - é o único culminar possível, pois este homem já estava todo entregue a Deus e através dele é o Espírito Santo que se manifesta. Deixemo-nos encontrar por esta Luz de Amor, que é o Senhor Jesus e abramos-lhe o nosso coração, para com Ele progredirmos na fé. 

Senhor, eu creio que é Jesus, o Filho do Deus Vivo. Converte-me Senhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário