domingo, 19 de março de 2017

III DOMINGO DA QUARESMA

As leituras, deste domingo, continuam a preparar-nos para a festa da ressurreição de Jesus. Hoje voltamos ao momento do nosso primeiro encontro com Jesus, somos convidados a ir à fonte de água viva, a beber dessa água, que é a única que sacia verdadeiramente: «Todo aquele que beber desta água nunca mais terá sede».


Na 1ªleitura (Ex 17, 3-7),   embora nos identifiquemos com as atitudes do povo de Israel, ao mesmo tempo, descobrimos, através de Moisés, um Deus atento aos sofrimentos do seu povo. O profeta, na oração, entra em comunhão com Deus e, confiado n’Ele, guia o povo em direção à rocha, de onde brotará a água tão desejada. Façamos como Moisés, oremos ao Senhor, em espírito e verdade, e deixemo-nos que Ele sacie a nossa sede.


Na 2ªleitura S.Paulo centra-nos no amor infinito de Deus para connosco. Só n’Ele encontramos a água que nos sacia.

“Irmãos: Tendo sido justificados pela fé, estamos em paz com Deus, por Nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual temos acesso, na fé, a esta graça em que permanecemos e nos gloriamos, apoiados na esperança da glória de Deus. Ora, a esperança não engana, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. Quando ainda éramos fracos, Cristo morreu pelos ímpios no tempo determinado. Dificilmente alguém morre por um justo; por um homem bom, talvez alguém tivesse a coragem de morrer. Mas Deus prova assim o seu amor para connosco: Cristo morreu por nós, quando éramos ainda pecadores.” 
Rom 5, 1-2.5-8


No evangelho (Jo 4, 5-42)  , no encontro de  Jesus com a samaritana, no poço de Jacob, vemos que Ele se faz encontrar por cada um de nós, nos vários momentos da vida. É aí, no meio de todas as situações que vivemos, que Jesus se faz presente e nos abraça, nos habita, tal qual somos, como fez com a samaritana. Tenhamos, também nós, a coragem de lhe pedir água, a Ele a fonte de água viva, deixando que faça de nós anunciadores do Amor infinito de Deus, por cada ser por Ele criado.


Senhor, dá-me de beber dessa água, que és Tu.

Sem comentários:

Enviar um comentário