sábado, 11 de março de 2017

II DOMINGO DA QUARESMA

As leituras de hoje são, por um lado um desafio a continuarmos, a caminhada da Quaresma, assentes na escuta do Verbo e no cumprimento do que Ele nos diz. Por outro lado, são uma garantia de que o Filho de Deus, o Amor em plenitude, a Luz que brilha nas trevas, nos acompanha e é a nossa força, para nos levantarmos e prosseguirmos, sem medo, apoiados n’Ele. Que bom é termos a certeza de que a Glória de Deus, Jesus, o Amor absoluto e infinito pelo ser humano, nos habita por inteiro! Com Ele e n’Ele nada há a temer. Continuemos o caminho quaresmal.


Na 1ªleitura (Gen 12, 1-4ª)  Abraão desafia-nos a confiar totalmente em Deus Amor. Só em Deus é possível entregarmo-nos, de coração, ao projeto de amor, que Deus tem para cada um de nós. Só em Deus é possível vencer as vicissitudes da vida, as dificuldades da caminhada e chegar ao fim, encontrar a “terra prometida”. 


S.Paulo, na 2ª leitura (2 Tim 1, 8b-10)  faz-nos um apelo, na linha do desafio de Abraão: “Caríssimo: Sofre comigo pelo Evangelho, apoiado na força de Deus. Ele salvou-nos e chamou-nos à santidade, não em virtude das nossas obras, mas do seu próprio desígnio e da sua graça.” Apoiados em Jesus, diz-nos Paulo, é possível vencer os problemas, superar as dificuldades, amar os irmãos e realizar o projeto de Deus a nosso respeito.


No evangelho Jesus parece que percebe a necessidade que temos de “sentir Deus” e como que manifesta antecipadamente a glória de Deus, a força do Seu Amor. S.Pedro, ao seu jeito,  revela-nos que se estava ali, no alto do monte, junto de Deus, muito bem. Chega mesmo a propor a Jesus que ali continuassem. Mas Deus já tinha dito «Este é o meu Filho muito amado, no qual pus toda a minha complacência. Escutai-O». É preciso descer o monte e continuar a caminhada, agora mais fortalecidos na fé. Façamos como os discípulos, escutemos o que Jesus nos diz na Palavra de hoje, e prossigamos, de forma a deixarmos que Ele nos acompanhe, seja o nosso tudo, transfigurando a nossa vida e a dos que connosco caminham, ou se cruzam, nas estradas da vida.
"Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e levou-os, em particular, a um alto monte e transfigurou-Se diante deles: o seu rosto ficou resplandecente como o sol e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz. E apareceram Moisés e Elias a falar com Ele. Pedro disse a Jesus: «Senhor, como é bom estarmos aqui! Se quiseres, farei aqui três tendas: uma para Ti, outra para Moisés e outra para Elias». Ainda ele falava, quando uma nuvem luminosa os cobriu com a sua sombra e da nuvem uma voz dizia: «Este é o meu Filho muito amado, no qual pus toda a minha complacência. Escutai-O». Ao ouvirem estas palavras, os discípulos caíram de rosto por terra e assustaram-se muito. Então Jesus aproximou-Se e, tocando-os, disse: «Levantai-vos e não temais». Erguendo os olhos, eles não viram mais ninguém, senão Jesus. Ao descerem do monte, Jesus deu-lhes esta ordem: «Não conteis a ninguém esta visão, até o Filho do homem ressuscitar dos mortos». "
Mt 17, 1-9

Eu creio que és Jesus, o Filho de Deus Vivo. Converte-me Senhor. Que Tu sejas tudo em mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário