domingo, 5 de fevereiro de 2017

V DOMINGO DO TEMPO COMUM

No seguimento de domingo passado, hoje continuamos a ser desafiados a amar. 
Assim, enquanto no IV Domingo do tempo comum nos foram propostas as bem-aventuranças, hoje são-nos apresentadas as obras de misericórdia. São caminhos para atingirmos a meta: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.
É um convite a pôr em prática as palavras iniciais de um dos belos poemas de Florbela Espanca “Eu quero amar, amar perdidamente!” a Deus e n’Ele a todos os que connosco convivem diariamente, ou com quem, ocasionalmente, nos cruzamos nos caminhos da vida. 

Na 1ª leitura (Is 58, 7-10 ) Isaías, de uma forma muito clara, desafia-nos a pôr em prática as obras de misericórdia. Se o fizermos, seguiremos o caminho da luz que conduz a Deus: «“Então, se chamares, o Senhor responderá, se O invocares, dir-te-á: ‘Aqui estou’. Se tirares do meio de ti a opressão, os gestos de ameaça e as palavras ofensivas, se deres do teu pão ao faminto e matares a fome ao indigente, a tua luz brilhará na escuridão e a tua noite será como o meio-dia». 

Na 2ª leitura (1Cor 2, 1-5) , S.Paulo diz-nos onde radica a sua força, a sua coragem e determinação. Diz-nos que: « A minha palavra e a minha pregação não se basearam na linguagem convincente da sabedoria humana, mas na poderosa manifestação do Espírito Santo, para que a vossa fé não se fundasse na sabedoria humana, mas no poder de Deus.» Em S.Paulo vemos Deus a agir, todo ele se entrega e vive em Jesus Cristo, para glória de Deus Pai. É este o apelo que S.Paulo nos faz: deixemos que o Espírito Santo aja em nós, que Ele repasse cada poro do nosso ser, e daremos testemunho do amor de Deus em tudo o que somos e fazemos, no dia a dia da vida.


No evangelho é Jesus quem nos desafia a sermos sal e luz, mas n’Ele, que é a verdadeira Luz. Só deixando que Ele seja tudo em nós, como nos diz S.Paulo na 2ª leitura, seremos testemunhas do amor infinito de Deus por cada ser humano. Radicados em Jesus, sob a ação do Espírito Santo, seremos hoje, no séc.XXI, testemunhas do quanto e do como Deus continua a amar infinitamente cada homem. Obrigada meu Deus por nos amares assim!


"Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Vós sois o sal da terra. Mas se ele perder a força, com que há de salgar-se? Não serve para nada, senão para ser lançado fora e pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte; nem se acende uma lâmpada para a colocar debaixo do alqueire, mas sobre o candelabro, onde brilha para todos os que estão em casa. Assim deve brilhar a vossa luz diante dos homens, para que, vendo as vossas boas obras, glorifiquem o vosso Pai que está nos Céus»." 
Mt 5, 13-16 



Sim, Senhor, eu quero amar-Te perdidamente (como diz o poema) e em Ti, amar os que colocas no meu caminho. 

Sem comentários:

Enviar um comentário