domingo, 1 de janeiro de 2017

SOLENIDADE DE SANTA MARIA, 
MÃE DE DEUS

Com o início do novo ano – 2017 –  a Igreja celebra, hoje, a solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus e, simultaneamente, o dia mundial da Paz. 


“O Papa Francisco, reconhecendo que vivemos num mundo dilacerado pela violência, pela guerra «aos pedaços», terrorismo, criminalidade, ataques e abusos contra os migrantes e refugiados, tráfico humano, devastação ambiental, desafia: «Sejam a caridade e a não-violência a guiar o modo como nos tratamos uns aos outros nas relações interpessoais, sociais e internacionais. Quando sabem resistir à tentação da vingança, as vítimas da violência podem ser os protagonistas mais credíveis de processos não-violentos de construção da paz. Desde o nível local e diário até ao nível da ordem mundial, possa a não-violência tornar-se o estilo característico das nossas decisões, dos nossos relacionamentos, das nossas ações, da política em todas as suas formas.»
Pe. Manuel Gonçalves


Na 1ªleitura (Num 6, 22-27), neste início do ano novo, somos interpelados a pedir a Deus que nos dê a Sua benção, numa tríplice dimensão, para tudo o que somos e fazemos e, assim, ficamos comprometidos na transmissão, da bênção recebida, a todos aqueles que se cruzam, ou convivem connosco diária, ou ocasionalmente, onde quer que nos encontremos. Peçamos à Mãe do Céu que nos guie nesta caminhada.


Na 2ªleitura (Gal 4, 4-7) S.Paulo lembra-nos que Deus, no Seu amor infinito por nós, nos enviou Seu Filho, para n’Ele sermos elevados à categoria de Seus filhos adotivos e assim podermos chamá-Lo de “Abbá”, Pai. Deixemo-nos amar por Aquele que tanto nos ama.


No Evangelho de hoje, somos convidados a louvar e dar graças a Deus pela maravilha que se desenrola perante os nossos olhos: Deus, na pessoa do Seu Filho amado, fez-se um de nós, habita-nos. Façamos como os pastores, louvemos e demos Glória a Deus, testemunhemos o Seu imenso Amor por nós. Peçamos a Maria que nos guie. 

"Naquele tempo, os pastores dirigiram-se apressadamente para Belém e encontraram Maria, José e o Menino deitado na manjedoura. Quando O viram, começaram a contar o que lhes tinham anunciado sobre aquele Menino. E todos os que ouviam admiravam-se do que os pastores diziam. Maria conservava todos estes acontecimentos, meditando-os em seu coração. Os pastores regressaram, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes tinha sido anunciado. Quando se completaram os oito dias para o Menino ser circuncidado, deram-Lhe o nome de Jesus, indicado pelo Anjo, antes de ter sido concebido no seio materno."
Lc 2, 16-21 

Mãe santíssima, ensina-nos a amar teu Filho, a entregarmo-nos a Ele, na totalidade do que somos e temos.

Sem comentários:

Enviar um comentário