domingo, 22 de janeiro de 2017

III DOMINGO DO TEMPO COMUM

Neste domingo continuamos a contemplar Jesus, agora já na sua vida pública, como a luz que ilumina o mundo e dá pleno sentido à vida.


Na 1ªleitura, (Is 8, 23b – 9, 3 (9, 1-4)) Isaías parece transportar-nos para Jesus, a luz do mundo. Faz-nos antever a vitória do bem sobre o mal, o triunfo da vida, a alegria do tempo da colheita. Conduz-nos à certeza de que Jesus ilumina todos os homens, mas especialmente os pecadores, os que O procuram de coração sincero.


Na 2ªleitura (1Cor 1, 10-13.17)  S.Paulo desafia-nos a redescobrirmos o verdadeiro significado do batismo em Jesus Cristo. É por Jesus, é n’Ele, que todos somos um, por isso não pode haver divisão entre nós. E, enquanto não espelharmos esta unidade no Senhor Jesus, precisamos de escutar, com o coração, o que S.Paulo hoje nos diz.


No Evangelho vemos o cumprimento da profecia que Isaías fez na 1ªleitura. Jesus, o Filho de Deus, está, vive no meio dos homens. Ele é a luz, a esperança, a vida de que falava Isaías. E, para realizar a sua missão, Jesus começa por fazer apelo à conversão. Os primeiros a escutá-lO, e a deixar tudo para O seguir, são os discípulos, através de quem a Sua mensagem chegou aos confins da Terra. Ainda hoje Jesus continua a chamar alguns, para que todos O possam conhecer e amar. Onde quer que estejamos, nos movamos, ou vivamos, deixemos Jesus amar através de nós, como o fizeram os primeiros discípulos. 
“Quando Jesus ouviu dizer que João Baptista fora preso, retirou-Se para a Galileia. Deixou Nazaré e foi habitar em Cafarnaum, terra à beira-mar, no território de Zabulão e Neftali. Assim se cumpria o que o profeta Isaías anunciara, ao dizer: «Terra de Zabulão e terra de Neftali, estrada do mar, além do Jordão, Galileia dos gentios: o povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; para aqueles que habitavam na sombria região da morte, uma luz se levantou». Desde então, Jesus começou a pregar: «Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos Céus». Caminhando ao longo do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André, que lançavam as redes ao mar, pois eram pescadores. Disse-lhes Jesus: «Vinde e segui-Me e farei de vós pescadores de homens». Eles deixaram logo as redes e seguiram-n’O. Um pouco mais adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, que estavam no barco, na companhia de seu pai Zebedeu, a consertar as redes. Jesus chamou-os e eles, deixando o barco e o pai, seguiram-n’O. Depois começou a percorrer toda a Galileia, ensinando nas sinagogas, proclamando o Evangelho do reino e curando todas as doenças e enfermidades entre o povo.”
 Mt 4, 12-23 


Senhor, que também eu responda ao Teu apelo de conversão, me deixe repassar por Ti e seja testemunha do Teu Amor, em todo o tempo e espaço, onde me encontre e me mova. 

Sem comentários:

Enviar um comentário