domingo, 13 de novembro de 2016

XXXIII DOMINGO DO TEMPO COMUM


No meio do temor, da angústia, do sofrimento, que vivemos nos nossos dias, as leituras de hoje são uma garantia de que vale a pena lutar e perseverar na busca do Reino de Deus. Só n’Ele encontraremos a salvação. Desconfiemos dos falsos profetas.


 Na 1ª leitura, (Mal 3, 19-20ª) com Malaquias, ficamos com a certeza de que Deus nunca nos abandonará: Mas para vós que temeis o meu nome, nascerá o sol de justiça, trazendo nos seus raios a salvação.”


S. Paulo, na 2ªleitura (2 Tes 3, 7-12)  alerta-nos para o perigo da ociosidade. Há trabalhos terríveis, que nos consomem energia e alento, mas viver “ocupado em futilidades” não é solução. Como diz S.Paulo, “quem não quer trabalhar, também não deve comer.”


S. Lucas, no evangelho deste domingo, apresenta-nos Jesus como a única resposta, verdadeira, a todas as questões que nos surgem, perante os acontecimentos terríveis dos nossos tempos. Não nos deixemos assustar pelos “profetas da desgraça”, confiemos que Deus está connosco e nos ama infinitamente.
“Naquele tempo, comentavam alguns que o templo estava ornado com belas pedras e piedosas ofertas. Jesus disse-lhes: «Dias virão em que, de tudo o que estais a ver, não ficará pedra sobre pedra: tudo será destruído». Eles perguntaram-Lhe: «Mestre, quando sucederá isto? Que sinal haverá de que está para acontecer?». Jesus respondeu: «Tende cuidado; não vos deixeis enganar, pois muitos virão em meu nome e dirão: ‘Sou eu’; e ainda: ‘O tempo está próximo’. Não os sigais. Quando ouvirdes falar de guerras e revoltas, não vos alarmeis: é preciso que estas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim». Disse-lhes ainda: «Há de erguer-se povo contra povo e reino contra reino. Haverá grandes terramotos e, em diversos lugares, fomes e epidemias. Haverá fenómenos espantosos e grandes sinais no céu. Mas antes de tudo isto, deitar-vos-ão as mãos e hão de perseguir-vos, entregando-vos às sinagogas e às prisões, conduzindo-vos à presença de reis e governadores, por causa do meu nome. Assim tereis ocasião de dar testemunho. Tende presente em vossos corações que não deveis preparar a vossa defesa. Eu vos darei língua e sabedoria a que nenhum dos vossos adversários poderá resistir ou contradizer. Sereis entregues até pelos vossos pais, irmãos, parentes e amigos. Causarão a morte a alguns de vós e todos vos odiarão por causa do meu nome; mas nenhum cabelo da vossa cabeça se perderá. Pela vossa perseverança salvareis as vossas almas».”


Senhor, sê a minha esperança e a minha luz em todos os momentos da vida. 

Sem comentários:

Enviar um comentário