sábado, 19 de novembro de 2016

SOLENIDADE DE CRISTO REI DO UNIVERSO


Eis-nos chegados ao fim do Ano Litúrgico C. Foi mais um ano que o Senhor nos concedeu a graça de viver. 
Neste Domingo, a Igreja celebra a festa d’Aquele que no seu trono de glória, que é a Cruz, todo se deu para que, em Deus, uno e trino, todo o ser humano recuperasse o dom da verdadeira vida. Celebremos o nosso Rei e Senhor, Jesus Cristo!
Na 1ªleitura (2º Samuel 5,1-3.) o profeta Samuel conta-nos que David foi ungido como rei de Israel, para instaurar um reino de paz e justiça. E será da tribo de David que, muitos anos mais tarde, sairá um rebento que cumprirá esse desígnio. 

Na 2ªleitura S. Paulo desvenda-nos o mistério do Amor de Deus pelos homens. Todo o texto é um tributo de louvor a Deus e a Jesus, Seu Filho muito amado. A forma como nos envolve neste mistério de amor, que é a Cruz, e nos faz sentir, também a cada um de nós, filho(a), no Filho e objeto do amor infinito de Deus, é uma ajuda imensa para nos deixarmos habitar pelo Amor, que é o próprio Deus.

"Irmãos: Damos graças a Deus Pai, que nos fez dignos de tomar parte na herança dos santos, na luz divina. Ele nos libertou do poder das trevas e nos transferiu para o reino do seu Filho muito amado, no qual temos a redenção, o perdão dos pecados. Cristo é a imagem de Deus invisível, o Primogénito de toda a criatura; Porque n’Ele foram criadas todas as coisas no céu e na terra, visíveis e invisíveis, Tronos e Dominações, Principados e Potestades: por Ele e para Ele tudo foi criado. Ele é anterior a todas as coisas e n’Ele tudo subsiste. Ele é a cabeça da Igreja, que é o seu corpo. Ele é o Princípio, o Primogénito de entre os mortos; em tudo Ele tem o primeiro lugar. Aprouve a Deus que n’Ele residisse toda a plenitude e por Ele fossem reconciliadas consigo todas as coisas, estabelecendo a paz, pelo sangue da sua cruz, com todas as criaturas na terra e nos céus." 
Col 1,12-20. 



O Evangelho (Lucas 23,35-43.)  é um desconcerto. Que rei tem como trono de glória uma Cruz? Jesus Cristo o Filho Unigénito de Deus! Um escândalo para os gentios e uma loucura para a maioria dos homens. E no entanto é aí, na árvore da vida que é a Cruz, que o nosso coração se entrega em Jesus, a Deus Pai, porque Jesus faz-se um connosco e oferece tudo o que somos a Deus. No diálogo com o “bom ladrão”, com cada um de nós, que lhe abre o coração, não há explicações, há encontro, há doação, há amor total e absoluto, por quem é pecador. Meu Senhor e meu Deus, mil vezes ( e muitas mais…) te digo, obrigada.


Obrigada Senhor, por amares, infinitamente, cada ser humano.

Sem comentários:

Enviar um comentário