sábado, 26 de novembro de 2016

I DOMINGO DO ADVENTO


Hoje, com o primeiro domingo do Advento, iniciamos o ano litúrgico A. É um tempo de, com toda a nossa história de vida, recomeçar. Somos convidados a esperar O que há de vir e a colocar tudo o que somos e temos nas mãos do Menino Deus, que vai nascer. Só Ele dá o verdadeiro sentido a todas as coisas, pois tudo recupera para o Pai. Em toda a liturgia de hoje, é-nos feito um apelo veemente a que estejamos vigilantes, esperando a vinda do Filho de Deus. Nesta primeira semana do Advento entreguemos-Lhe o nosso coração, humilhado e contrito.



Na visão de Isaías, que chega até nós na 1ªleitura (Is 2, 1-5), o profeta antecipa um mundo novo, onde ”converterão as espadas em relhas de arado e as lanças em foices. Não levantará a espada nação contra nação, nem mais se hão de preparar para a guerra. Vinde, ó casa de Jacob, caminhemos à luz do Senhor.” Que Deus- Todo Amor- nos converta à lei do Amor, nos ilumine com  a sua luz,para que,um dia, na plenitude dos tempos, a visão de Isaías seja uma realidade no viver deste mundo.


Na 2ªleitura S.Paulo desafia-nos a acordar, pois “a salvação está agora mais perto de nós do que quando abraçámos a fé. A noite vai adiantada e o dia está próximo. Abandonemos as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz.” Acedamos ao apelo de S.Paulo e deixemos que a estrela de Belém nos ilumine e guie até ao menino Deus.


No Evangelho é o próprio Jesus que nos pede que estejamos sempre vigilantes, para reconhecermos o Senhor quando Ele vier ao nosso encontro.
"Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Como aconteceu nos dias de Noé, assim sucederá na vinda do Filho do homem. Nos dias que precederam o dilúvio, comiam e bebiam, casavam e davam em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca; e não deram por nada, até que veio o dilúvio, que a todos levou. Assim será também na vinda do Filho do homem. Então, de dois que estiverem no campo, um será tomado e outro deixado; de duas mulheres que estiverem a moer com a mó, uma será tomada e outra deixada. Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia virá o vosso Senhor. Compreendei isto: se o dono da casa soubesse a que horas da noite viria o ladrão, estaria vigilante e não deixaria arrombar a sua casa. Por isso, estai vós também preparados, porque na hora em que menos pensais, virá o Filho do homem. "
Mt 24, 37-44

Senhor, que eu esteja sempre em espera vigilante, pronta para te receber.


Sem comentários:

Enviar um comentário