terça-feira, 1 de novembro de 2016

FESTA DE TODOS OS SANTOS


Estamos em festa. A Igreja hoje “celebra a plenitude da vida cristã e a Santidade de Deus, em seus filhos, os santos da Igreja.”
Só Deus é Santo, mas, por graça de Deus, participamos da Sua Santidade, em união com todos os nossos irmãos, incluindo os que já veem Deus face a face.
Todos juntos formamos em Cristo uma só família, a Igreja, para a glória da Trindade. 
Nas leituras, de hoje, percebemos como Deus quer tornar o homem participante da Sua Santidade.


A 1ª Leitura (Ap 7,2-4.9-14) afirma que uma grande multidão de pessoas, de todos os povos, são os santos que participam da glória celeste, junto de Deus. O texto apresenta um número simbólico, que nos abrange a todos, como fazendo parte da multidão imensa, que ninguém podia contar. Deus não exclui ninguém, ama a todos infinitamente, como só Ele sabe amar, porque é todo Amor.


Na 2ª leitura   S. João desperta em nós um sentimento de gratidão e louvor a Deus, pelas maravilhas inimagináveis que opera nos homens de ontem, de hoje e de sempre. Bendito e louvado sejas Senhor, pelo Teu Amor por cada um de nós e por toda a humanidade.
"Vede que admirável amor o Pai nos consagrou em nos chamar filhos de Deus. E somo-lo de facto. Se o mundo não nos conhece, é porque não O conheceu a Ele.
Caríssimos, agora somos filhos de Deus e ainda não se manifestou o que havemos de ser. Mas sabemos que, na altura em que se manifestar, seremos semelhantes a Deus, porque O veremos tal como Ele é.
Todo aquele que tem n’Ele esta esperança purifica-se a si mesmo, para ser puro, como Ele é puro." 
1Jo 3,1-3

No Evangelho (Mt 5,1-12), Jesus apresenta uma proposta de Santidade, resumida nas bem-aventuranças. Se as vivermos, no nosso dia a dia, estas são o   o melhor caminho para a Santidade. 
Senhor, envia sobre mim o Teu Espírito. Ensina-me a viver segundo a Tua Graça.

Sem comentários:

Enviar um comentário