sábado, 8 de outubro de 2016

XXVIII DOMINGO DO TEMPO COMUM


As leituras deste domingo trazem, para os dias de hoje, a necessidade de reaprendermos a agradecer àqueles que nos fazem bem. Quem, como nós cristãos, recebe de Deus, a cada momento, a vida, por Jesus, o Filho amado, só pode viver em permanente ação de graças. Bendito e louvado sejas Senhor pelo Teu Amor infinito, por cada um de nós.  
      

Na 1ªleitura (2 Reis 5, 14-17) Naamã, que não era israelita, mas sírio, depois de mergulhar 7 vezes, como lhe dissera Eliseu e ficar curado, demonstra efusivamente o seu reconhecimento pela graça recebida, culminando num verdadeiro ato de fé em Deus :«Agora reconheço que em toda a terra não há outro Deus senão o de Israel…porque o teu servo nunca mais há de oferecer holocausto ou sacrifício a quaisquer outros deuses, mas apenas ao Senhor, Deus de Israel»


S.Paulo (2 Tim 2, 8-13), como sempre, fala do que viveEstando preso, a forma como dá testemunho da sua fé é de uma profundidade sem limites. Termina deixando-nos a garantia de que o amor de Deus, por cada um de nós, é para sempre: “se Lhe formos infiéis, Ele permanece fiel, porque não pode negar-Se a Si mesmo.” Deus é Amor, por isso só sabe amar. Deixemo-nos amar por Ele. Demos oportunidade a Deus de nos amar. Entreguemo-nos de alma e coração, cada um ao seu jeito. 



No Evangelho vemos como Jesus não passa perante o sofrimento sem se deter. Acolhe e responde à súplica daqueles homens. Esta é a nossa certeza, Jesus nunca é indiferente ao sofrimento, à dor humana. Vem sempre em nosso auxílio. Obrigada Senhor.

"Naquele tempo, indo Jesus a caminho de Jerusalém, passava entre a Samaria e a Galileia. Ao entrar numa povoação, vieram ao seu encontro dez leprosos. Conservando-se a distância, disseram em alta voz: «Jesus, Mestre, tem compaixão de nós». Ao vê-los, Jesus disse-lhes: «Ide mostrar-vos aos sacerdotes». E sucedeu que no caminho ficaram limpos da lepra. Um deles, ao ver-se curado, voltou atrás, glorificando a Deus em alta voz, e prostrou-se de rosto em terra aos pés de Jesus, para Lhe agradecer. Era um samaritano. Jesus, tomando a palavra, disse: «Não foram dez os que ficaram curados? Onde estão os outros nove? Não se encontrou quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro?». E disse ao homem: «Levanta-te e segue o teu caminho; a tua fé te salvou»."

Lc 17, 11-19



Obrigada Senhor!

Sem comentários:

Enviar um comentário