sábado, 17 de setembro de 2016

XXV DOMINGO DO TEMPO COMUM



As leituras deste 25º domingo do tempo comum levam-nos a questionarmo-nos: como cristãos a quem servimos? Quem é verdadeiramente o nosso senhor? Quem é que nos faz mexer, girar, amar e existir? Em quem pomos, em primeiro lugar, a razão de ser da nossa vida? A questão, afinal, resume-se assim: quem é, para o cristão de hoje, no seu dia a dia, o Senhor da sua vida? 


A 1ªleitura (Am 8, 4-7) escrita há tantos anos, parece um texto dos nossos dias, que retrata o que se passa nesta sociedade do séc.XXI. Infelizmente continuam a existir tantas das situações denunciadas por Amós !!! Só o Senhor, Deus Amor, nos pode converter. Que a Misericórdia do Senhor nos transforme em irmãos, que n’Ele se amam, como só Ele nos quer.



Para chegarmos um dia a amarmo-nos, como Deus nos ama, temos que rezar, com um coração puro, como S. Paulo nos pede na 2ª leitura. Afinal, também foi isso que os pastorinhos de Fátima nos disseram que Nossa Senhora pediu, quando apareceu na Cova de Iria, há já quase 100 anos: “rezai muito pela conversão dos pecadores”.

"Caríssimo: Recomendo, antes de tudo, que se façam preces, orações, súplicas e ações de graças por todos os homens, pelos reis e por todas as autoridades, para que possamos levar uma vida tranquila e pacífica, com toda a piedade e dignidade. Isto é bom e agradável aos olhos de Deus, nosso Salvador; Ele quer que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade. Há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, o homem Jesus Cristo, que Se entregou à morte pela redenção de todos. Tal é o testemunho que foi dado a seu tempo e do qual fui constituído arauto e apóstolo – digo a verdade, não minto – mestre dos gentios na fé e na verdade. Quero, portanto, que os homens rezem em toda a parte, erguendo para o Céu as mãos santas, sem ira nem contenda."
 
1 Tim 2, 1-8 

O evangelho de hoje (Lc 16, 1-13), por um lado é desconcertante, mas por outro é um incentivo a tudo fazer, incluindo usar de “esperteza”, para pôr Deus em primeiro lugar, no dia a dia da vida. Quando só Deus for a razão de ser da vida de cada cristão, então o mundo conhecerá o Amor de Deus!


Ensina-me, Senhor Jesus, a amar a Deus sobre todas as coisas, a pô-Lo sempre em primeiro lugar na minha vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário