domingo, 24 de julho de 2016

XVII DOMINGO DO TEMPO COMUM


Há domingos em que é mais fácil identificar a temática das leituras do dia. Hoje é um desses casos, pois, claramente, neste XVII domingo do tempo comum, tudo nos conduz ao tema da oração. Em cada uma das leituras há aspetos diferentes, que, em conjunto, nos despertam para  a forma  e para necessidade de escutar Deus e falar com Ele, em todos os momentos da nossa vida.


Na 1ª leitura (Gen 18, 20-32) o autor sagrado põe na boca de Abrão uma oração, que para mim é única, por várias razões: revela uma intimidade imensa com Deus Pai miseriordioso; traduz a sua preocupação pelos outros (os justos de Sodoma); enquanto não obtém o que acha ser o melhor não desiste, pelo contrário insiste, chegando mesmo a ser ousado; demonstra uma confiança total no Senhor. Vale a pena seguir o exemplo de Abraão.



Cristo, durante toda a sua vida na terra, teve como preocupação constante fazer a vontade do Pai, viver em união perfeita com Ele. A sua comunhão com o Pai era total. E, mesmo vivendo assim em oração contínua, não prescindia de momentos de isolamento e intimidade com o Pai. É em Jesus, no alto da Cruz, que tomamos consciência de como deve ser a nossa oração.  Obrigada, Senhor Jesus, por nos amares assim.

«Irmãos: Sepultados com Cristo no batismo, também com Ele fostes ressuscitados pela fé que tivestes no poder de Deus que O ressuscitou dos mortos. Quando estáveis mortos nos vossos pecados e na incircuncisão da vossa carne, Deus fez que voltásseis à vida com Cristo e perdoou-nos todas as nossas faltas. Anulou o documento da nossa dívida, com as suas disposições contra nós; suprimiu-o, cravando-o na cruz.»
Col 2, 12-14


Vivendo Jesus numa comunhão total com Deus Pai, os de coração sincero, que com Ele conviviam mais de perto, sentiram necessidade de aprender d’Ele a forma de escutarem e, ao mesmo tempo, falarem com o Pai. Daí o pedido que ouvimos no Evangelho! E Jesus ensinou-os, tal como continua a fazer hoje com todo aquele que lhe abre o coração. A parábola, que Jesus conta, é mais uma ajuda para aprendermos a orar. 
Lc 11, 1-13  


Senhor, ensina-me a viver em oração.

Sem comentários:

Enviar um comentário