sábado, 18 de junho de 2016

XII DOMINGO DO TEMPO COMUM


Nas leituras deste domingo somos interpelados quanto às razões da nossa fé. Em quem acreditamos nós os cristãos? O que é que faz mover e existir cada batizado? Quem dá sentido à nossa existência? Em última análise,quem é Jesus para cada um de nós?


O profeta Zacarias, na 1ª leitura (Zac 12, 10-11; 13, 1), transporta-nos, por antecipação, para Jerusalém e apresenta-nos o Servo Sofredor. Perante o sofrimento do inocente, do primogénito de Deus, o pecador converte-se e toda a humanidade beneficia da misericórdia de Deus. Sempre que cada um de nós se converte, o Senhor derrama sobre nós a imensidão do Seu amor infinito. A todo o que lhe abre o coração, Ele dá-se sem medida.


S. Paulo, na 2ª leitura, fala-nos sobre o batismo e relembra-nos que, a partir do momento em que recebemos este sacramento, fomos revestidos de Cristo e passamos a ser, em conjunto com todos os batizados, um só em Jesus. 

"Irmãos: Todos vós sois filhos de Deus pela fé em Jesus Cristo, porque todos vós, que fostes baptizados em Cristo, fostes revestidos de Cristo. Não há judeu nem grego, não há escravo nem livre, não há homem nem mulher; todos vós sois um só em Cristo Jesus. Mas, se pertenceis a Cristo, sois então descendência de Abraão, herdeiros segundo a promessa."                                                                                      
 Gal 3, 26-29
   
No Evangelho (Lc 9, 18-24)  Jesus pergunta-nos, diretamente, quem dizemos que Ele é. E podemos dar-lhe a mesma resposta de S. Pedro. Resta saber o que fazemos depois, quando Jesus continua e diz «Se alguém quiser vir comigo, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz todos os dias e siga-Me. Pois quem quiser salvar a sua vida, há-de perdê-la; mas quem perder a sua vida por minha causa, salvá-la-á». S.Pedro foi até ao fim,deu a sua vida por Jesus. 


Senhor, neste ano da misericórdia, peço-te que me inundes com o Teu Amor, para que também eu possa tomar a minha cruz de todos os dias e seguir-Te. 

Sem comentários:

Enviar um comentário