quinta-feira, 26 de maio de 2016

SOLENIDADE DO SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO


Hoje é dia de festa, celebramos o Corpo e Sangue de Jesus Cristo presente realmente na Eucaristia. As leituras, desta liturgia festiva, são um convite a deixarmo-nos alimentar por este mistério imenso do Amor de Deus, que é a Eucaristia.


Na 1ª leitura (Gen 14, 18-20) acompanhamos o sacerdote Melquisedec que sai ao encontro de Abraão e dos seus homens, louvando a Deus e abençoando-os. Oferece-lhes então pão e vinho como alimento.

Na 2ª leitura S. Paulo coloca-nos na Última Ceia, na instituição da Eucaristia. Deixemo-nos alimentar por Jesus.

"Irmãos: Eu recebi do Senhor o que também vos transmiti: o Senhor Jesus, na noite em que ia ser entregue, tomou o pão e, dando graças, partiu-o e disse: «Isto é o meu Corpo, entregue por vós. Fazei isto em memória de Mim». 
Do mesmo modo, no fim da ceia, tomou o cálice e disse: «Este cálice é a nova aliança no meu Sangue. Todas as vezes que o beberdes, fazei-o em memória de Mim».
 
Na verdade, todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, anunciareis a morte do Senhor, até que Ele venha."
 


1ª Cor11,23-26.

No evangelho (Lc 9,11b-17.)  a multiplicação dos pães aparece-nos como um sinal da Eucaristia, que se parte, e reparte, de modo a fazer chegar o Amor de Deus a todos os homens dos vários tempos e lugares. A Eucaristia é o alimento que Jesus deixou a todos os que O quiserem receber de coração sincero. 

Que o meu coração se deixe alimentar por Ti, Senhor, hoje e sempre.

Sem comentários:

Enviar um comentário