domingo, 15 de maio de 2016

 DOMINGO DE PENTECOSTES 


A Igreja celebra hoje a Solenidade do Pentecostes. Chegou ao fim o tempo pascal e inicia-se um tempo novo: Deus, uno e trino, envia sobre nós o Espírito Santo. É o tempo da ação do Espírito Santo no mais íntimo do nosso ser. Abramos-Lhe o coração e deixemos que aja em cada um de nós, à semelhança do que aconteceu com os apóstolos.


Na 1ª leitura (Atos 2, 1-11) somos confrontados com o efeito da ação do Espírito Santo nos apóstolos, de forma a que o anúncio do Evangelho chegasse a todos os homens, de qualquer raça, credo, língua, ou nação. É este o desafio que nos é colocado também nos nossos dias: deixar que o Espírito Santo continue a comunicar, a testemunhar, através de nós, seus instrumentos, o imenso Amor de Deus por cada ser humano.


Na 2ª leitura (1Cor 12, 3b-7.12-13) S. Paulo, que experimentou verdadeiramente o que é ser amado por Deus, que se deixou habitar totalmente pelo Espírito Santo, que testemunhou, como ninguém, o Amor de Deus por cada um de nós, lembra-nos que fomos batizados no Espírito, para n'Ele vivermos e d'Ele darmos testemunho, formando um só Corpo, em Cristo Jesus.


O evangelho é um desafio a confiarmos na ação do Espírito Santo, a deixarmos que Ele nos transforme em anunciadores do Amor de Deus nos meios onde vivemos e nos movemos. Como é diferente a nossa vida quando deixamos que Ele nos habite e nos conduza! Foi assim com os primeiros discípulos e continua a ser o mesmo connosco.


"Na tarde daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas da casa onde os discípulos se encontravam, com medo dos judeus, veio Jesus, apresentou-Se no meio deles e disse-lhes: «A paz esteja convosco». Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos ficaram cheios de alegria ao verem o Senhor. Jesus disse-lhes de novo: «A paz esteja convosco. Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós». Dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: «Recebei o Espírito Santo: àqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; e àqueles a quem os retiverdes ser-lhes-ão retidos»." 
 Jo 20, 19-23



Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor.

Sem comentários:

Enviar um comentário