sábado, 21 de maio de 2016

 SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE



As leituras de hoje conduzem-nos à contemplação do mistério maior do amor total  que é  Deus Uno e Trino. Mas, mais do que tudo, tornam presente o  amor infinito de Deus pela humanidade, por todos e por cada um de nós, seus filhos muito amados, no Seu Único Filho.


Na 1ªleitura (Prov 8, 22-31) somos convidados a contemplar o amor do Pai na criação. Percebemos a unidade e totalidade de Deus presente no amor com que dá vida a toda a criação. É Ele o Senhor da Vida, que continua a infundir em nossos corações o Seu Espírito  de Amor. Deixemo-nos "fazer" por Ele em cada momento da nossa vida.


A 2ªleitura (Rom 5, 1-5) centra-nos mais no Filho. É por Jesus que recebemos do Pai a paz, a constância, a esperança, o amor de Deus. Foi por Jesus que aprendemos a conhecer o Pai e o Seu profundo amor pelo ser humano. Durante toda a sua vida pública Jesus mostrou sempre uma união total e íntima com o Pai, a Sua preocupação foi sempre fazer a vontade do Pai. Amemos a Deus como Jesus nos ensinou.


No Evangelho escutamos Jesus a falar de Deus, do amor de Deus por cada um de nós. Não percebemos o mistério, mas acreditamos porque, como Ele próprio no-lo disse, o Espírito Santo, que recebemos no dia do nosso batismo, vai-nos introduzindo nos caminhos do amor de Deus. Um Deus que é todo amor, que só sabe dar-se, como o nosso, não podia deixar-nos sós, continua a viver, a caminhar connosco a derramar, sobre cada um de nós, o seu imenso amor. Nunca duvidemos do infinito Amor de Deus (Pai, Filho e Espírito Santo) por cada ser vivente.

"Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Tenho ainda muitas coisas para vos dizer, mas não as podeis compreender agora. Quando vier o Espírito da verdade, Ele vos guiará para a verdade plena; porque não falará de Si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que está para vir. Ele Me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará. Tudo o que o Pai tem é meu. Por isso vos disse que Ele receberá do que é meu e vo-lo anunciará»"

Jo 16, 12-15 



Senhor, que eu nunca duvide do Teu Amor por mim, por  todo e  cada cada ser humano!

Sem comentários:

Enviar um comentário