sábado, 9 de abril de 2016

III DOMINGO DA PÁSCOA


Nas leituras de hoje continuamos a conviver com os cristãos dos primeiros tempos da Igreja. Percebemos que a Igreja nascente caminha apoiada em Jesus Ressuscitado. Quando Ele aparece, pela manhã, a Luz resplandece e vence os medos, a escuridão, o desalento da noite perdida. N'Ele a vida ganha sentido, o Amor invade-nos e dá-nos alento, força para a caminhada. 


Na 1ª leitura (Actos 5, 27b-32.40b-41)  sentimos os Apóstolos cheios do Espírito Santo e somos testemunhas da forma como anunciam o Senhor Ressuscitado, nos ambientes mais hostis. Que o Espírito Santo nos inunde, para que sejamos, a exemplo dos primeiros cristãos, anunciadores do Amor de Deus, nos meios em que nos movemos e habitamos.


Na 2ª leitura somos convidados por S. João a louvar, a bendizer, a adorar, juntamente com a Criação inteira, o Cordeiro de Deus, Jesus Cristo, o Filho amado do Pai, que morreu, mas ressuscitou e está vivo no meio de nós.

"Eu, João, na visão que tive, ouvi a voz de muitos Anjos, que estavam em volta do trono, dos Seres Vivos e dos Anciãos. Eram miríades de miríades e milhares de milhares, que diziam em alta voz: «Digno é o Cordeiro que foi imolado de receber o poder e a riqueza, a sabedoria e a força, a honra, a glória e o louvor». E ouvi todas as criaturas que há no céu, na terra, debaixo da terra e no mar, e o universo inteiro, exclamarem: «Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro o louvor e a honra, a glória e o poder pelos séculos dos séculos». Os quatro Seres Vivos diziam: «Amen!»; e os Anciãos prostraram-se em adoração." 
Ap 5, 11-14 


O Evangelho é um testemunho  de fé, ao mesmo tempo desconcertante e impressionante. Desconcertante, porque parece que  os apóstolos tinham voltado à sua vida de pescadores e esquecido que Jesus lhes tinha pedido que anunciassem a todos os homens a Boa Nova do Evangelho. Impressionante, porque quando Jesus aparece, tudo muda, aqueles homens transformam-se completamente. Só assim se percebe o diálogo de Jesus com S.Pedro.Deixemo-nos amar por Jesus, como fizeram os primeiros apóstolos e seremos anunciadores do Amor de Deus nos tempos de hoje.


Senhor, inunda-me com o Teu Amor.

Sem comentários:

Enviar um comentário