sábado, 2 de abril de 2016

II DOMINGO DA PÁSCOA
DOMINGO DA MISERICÓRDIA


Estamos ainda a celebrar o grande dia da Páscoa. Em cada domingo celebramos a Páscoa de Jesus Ressuscitado, a nossa Páscoa, a Páscoa da nossa comunidade paroquial, a Páscoa de toda a humanidade, mas neste tempo é mais viva a Sua presença entre nós e por isso festejamos com mais alegria. Toda a liturgia deste segundo domingo da Páscoa é um ato de fé no Senhor Jesus ressuscitado, é o salmodiar e louvar a Deus pelo Seu infinito Amor por cada um de nós, é um cantar sem fim de Aleluias ao Ressuscitado.


Na 1ª leitura (Atos 5, 12-16) de hoje, os Atos dos Apóstolos integram-nos na Igreja nascente e despertam-nos para a frescura, a radicalidade e o risco de ser cristão nesses tempos. Por outro lado, testemunham-nos como o exemplo dos apóstolos atraía e conquistava os que escutavam a Boa Nova do Evangelho. Eles viviam o que anunciavam e por isso eram seguidos cada vez em maior número.


Na 2ª leitura João fala-nos d'Aquele que é o suporte, a raíz, a pedra angular, da Igreja, de cada um de nós seus filhos, da criação inteira: Jesus o Filho de Deus, que venceu a Morte e nos dá a Vida. N'Ele nada temos a temer. Deixemos que Ele nos inunde com o Seu Amor"


"Eu, João, vosso irmão e companheiro nas tribulações, na realeza e na perseverança em Jesus, estava na ilha de Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus. No dia do Senhor fui movido pelo Espírito e ouvi atrás de mim uma voz forte, semelhante à da trombeta, que dizia: «Escreve num livro o que vês e envia-o às sete Igrejas». Voltei-me para ver de quem era a voz que me falava; ao voltar-me, vi sete candelabros de ouro e, no meio dos candelabros, alguém semelhante a um filho do homem, vestido com uma longa túnica e cingido no peito com um cinto de ouro. Quando o vi, caí a seus pés como morto. Mas ele poisou a mão direita sobre mim e disse-me: «Não temas. Eu sou o Primeiro e o Último, o que vive. Estive morto, mas eis-Me vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e da morada dos mortos. Escreve, pois, as coisas que viste, tanto as presentes como as que hão-de acontecer depois destas». "
 Ap 1, 9-11a.12-13.17-19 



No evangelho  (Jo 20, 19-31)  sentimos a presença de Jesus vivo e ressuscitado e, como Tomé, somos desafiados a fazer o nosso ato de fé no Senhor Jesus ressuscitado: "Meu Senhor e meu Deus".


Eu creio Senhor, que é Jesus, o Filho de Deus, que ressuscitaste dos mortos e estás vivo no meio de nós: "Meu Senhor e meu Deus".

Sem comentários:

Enviar um comentário