sábado, 2 de janeiro de 2016

SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR


Hoje a Igreja celebra a última das festividade de Natal, com o que popularmente se chama Dia de Reis. Não exercendo hoje, em Portugal, a atração de outros tempos, continua, no entanto, com o mesmo significado: Deus manifesta-se aos homens de todos os tempos e latitudes. É esta universalidade de Deus que destaco,como denominador comum, nas três leituras da liturgia da Epifania.  


Com Isaías, na 1ª leitura (Is 60, 1-6)somos envolvidos na alegria dos que vêm de longe, reunir-se à volta do Senhor e proclamar as suas glórias:
"Invadir-te-á uma multidão de camelos, de dromedários de Madiã e Efá. Virão todos os de Sabá, trazendo ouro e incenso e proclamando as glórias do Senhor".


Na 2ª leitura S.Paulo, com toda a sua autoridade, confirma-nos que a humanidade inteira, mesmo os que não pertencem ao povo eleito, são, em Cristo Jesus, filhos de Deus. Esta é a certeza que nos deixaram os santos apóstolos e os profetas: também nós pertencemos ao Corpo de Cristo, formamos a Sua Igreja. 

"Irmãos: Certamente já ouvistes falar da graça que Deus me confiou a vosso favor: por uma revelação, foi-me dado a conhecer o mistério de Cristo. Nas gerações passadas, ele não foi dado a conhecer aos filhos dos homens como agora foi revelado pelo Espírito Santo aos seus santos apóstolos e profetas: os gentios recebem a mesma herança que os judeus, pertencem ao mesmo corpo e participam da mesma promessa, em Cristo Jesus, por meio do Evangelho." 
Ef 3, 2-3a.5-6 


No Evangelho (Mt 2, 1-12) temos uma catequese sobre Jesus, o nosso salvador, em que mais uma vez é feita a confirmação da universalidade da salvação. O que mais me impressiona, neste texto, é como a atenção aos sinais (em todos os tempos), a disponibilidade de coração e a perseverança, podem solucionar, transformar , salvar, o que parece uma tragédia, ou se pressupõe como perdido, impossível de resolver. Foi, acho eu, o que aconteceu com os reis vindos do Oriente, com Maria, com S. José e com os pastores, pois perceberam os sinais recebidos, escutaram-nos, confiaram, entregaram-se totalmente a Deus e glorificaram o Senhor pelas Suas maravilhas. E é também o que acontece, hoje, com cada um de nós, quando abre o seu coração a Deus e se deixa invadir pelo Espírito Santo.


Senhor ensina-me a olhar,escutar e seguir os sinais que pões no meu caminho.

Sem comentários:

Enviar um comentário