sábado, 9 de janeiro de 2016

FESTA DO BATISMO DO SENHOR


As leituras de hoje centram-nos no mistério do Amor de Deus, manifestado em Seu amado Filho. Por outro lado revelam-nos Jesus, que sendo o Filho Unigénito de Deus, assume em tudo a condição de homem, nascido no meio do povo de Israel e como tal cumpre os rituais dos homens do seu tempo, neste caso o batismo de água no rio jordão, administrado por S. Jão Batista.


Isaías, na 1ª leitura (Is 42, 1-4.6-7) desafia-nos a descobrirmos quem é o servo que Deus ama, toma pela mão, forma e estabelece como aliança dos povos e luz das nações, para abrir os olhos aos cegos e tirar da prisão os que habitam nas trevas.  Encontrá-lo-emos no evangelho.


Na 2ª leitura (Actos 10, 34-38) , S. Pedro faz uma catequese sobre o batismo e é com muita alegria que percebemos que, desde os primeiros tempos, a Igreja, através dos apóstolos, anuncia que Jesus veio revelar que Deus ama infinitamente todos os homens, mesmo os que não pertencem ao povo escolhido. Pelo batismo de Jesus todos passamos a fazer parte do povo amado por Deus.


No evangelho de S. Lucas somos introduzidos neste Amor sem medida do Pai no Filho e do Filho no Pai. É Deus Uno e Trino que se manifesta e chega ao nosso coração pela ação do Espírito Santo. É por Ele que encontramos o servo de que Isaías falava na 1ª leitura. É n'Ele que descobrimos que somos amados até ao infinito por Deus. É com Ele que vamos avançando passo a passo, convertendo o nosso coração a este Deus, que nunca desiste de nós, que nos ama para lá do nosso pecado e nos deixa repousar a cabeça no seu peito, estreitando-nos amorosamente nos seus braços.

"Naquele tempo, o povo estava na expetativa e todos pensavam em seus corações se João não seria o Messias. João tomou a palavra e disse-lhes: «Eu baptizo-vos com água, mas vai chegar quem é mais forte do que eu, do qual não sou digno de desatar as correias das sandálias. Ele batizar-vos-á com o Espírito Santo e com o fogo». Quando todo o povo recebeu o batismo, Jesus também foi batizado; e, enquanto orava, o céu abriu-se e o Espírito Santo desceu sobre Ele em forma corporal, como uma pomba. E do céu fez-se ouvir uma voz: «Tu és o meu Filho muito amado: em Ti pus toda a minha complacência». 
Lc 3, 15-16.21-22 



Envia Senhor sobre mim o Teu Santo Espírito e converte-me. Que eu não duvide nunca do Teu Amor.

Sem comentários:

Enviar um comentário