sábado, 21 de novembro de 2015

SOLENIDADE DE JESUS CRISTO REI


As leituras de hoje são um convite a olharmos para Jesus como o Filho de Deus que nos torna próximo  Deus Amor. E, sendo Ele o Rei, traz até nós essa realeza, que se traduz numa soberania de Amor. Com Jesus, Deus passa a habitar-nos, a ser um connosco, a amar em nós.


Na 1ª leitura (Dan 7, 13-14), ao longo do sonho do profeta Daniel, somos conduzidos até ao Filho de Homem a quem o Ancião entregou o poder, a honra e a realeza sobre toda a humanidade. A profecia realiza-se plenamente em Jesus, embora o reino continue em construção ainda hoje, através do testemunho dos que acreditam em Jesus.


Na 2ª leitura o autor sagrado centra-nos em Jesus como o Senhor do Universo, como aquele que assegura a nossa existência para além do tempo e da história. No encontro com Jesus, que é o Amor, encontraremos as forças para vivermos de Deus em cada momento da nossa vida, para n'Ele darmos testemunho do quanto Deus ama cada uma das pessoas com quem convivemos na família, no trabalho, nos momentos de convívio social e de lazer...


"Jesus Cristo é a Testemunha fiel, o Primogénito dos mortos, o Príncipe dos reis da terra. Àquele que nos ama e pelo seu sangue nos libertou do pecado e fez de nós um reino de sacerdotes para Deus seu Pai, a Ele a glória e o poder pelos séculos dos séculos. Amen. Ei-l’O que vem entre as nuvens, e todos os olhos O verão, mesmo aqueles que O trespassaram; e por sua causa hão-de lamentar-se todas as tribos da terra. Sim. Amen. «Eu sou o Alfa e o Ómega», diz o Senhor Deus, «Aquele que é, que era e que há-de vir, o Senhor do Universo»."

Ap 1, 5-8



No Evangelho (Jo 18, 33b-37) Jesus confirma a sua realeza e explica-nos que esta não tem nada a ver com o significado que lhe damos habitualmente. A soberania de Jesus é de outra natureza, pois, no seu exercício, dá-se por nosso amor, para que cada ser humano possa ser feliz. Na doação, na entrega,no serviço, no amor Jesus é rei. 

Na história de Jesus é possível ver, tocar,sentir,seguir Deus, tal é a Sua união com o Pai. Dessa comunhão amorosa recebemos um amor sem fim, que nos enche e nos torna a todos irmãos em Jesus. 



Obrigada Senhor pelo teu imenso amor por cada ser humano.

Sem comentários:

Enviar um comentário