sábado, 24 de outubro de 2015

XXX DOMINGO DO TEMPO COMUM


Nas leituras de hoje é mais difícil, do que no domingo passado, encontrar um denominador comum a todas elas. Podemos, no entanto,encontar um tema que se sobrepõe aos demais que é a procura, o desejo, da salvação.



Na primeira leitura o profeta Jeremias(Jer 31, 7-9) faz apelo à confiança e à esperança, anunciando como o Senhor guiará todo o seu povo de volta à pátria. O povo canta, de uma forma muito bela, a alegria de se ver liberto do exílio da Babilónia, louva e agradece a Deus a libertação e o regresso a casa.Também nós somos desafiados a entregar toda a nossa vida ao Senhor, a cantar e testemunhar a alegria da salvação que Ele nos dá a cada instante do nosso viver.



Na 2ªleitura S. Paulo (Hebr 5, 1-6) explica-nos que Jesus é o sumo sacerdote que deu a Sua vida por nosso amor. Acrescenta que Jesus é o escolhido do Pai e é n'Ele que somos conduzidos a Deus.  Somos, por isso, chamados a dar testemunho deste imenso amor de Deus por nós, no quotidiano das nossas vidas, para que aqueles que connosco convivem se sintam infinitamente amados pelo Senhor.



O Evangelho de hoje é mais uma catequese de Jesus, que Marcos traz até nós. Através das atitudes do cego,Bartimeu, somos confrontados com os nossos comportamentos em certos momentos do dia a dia: o cego estava fora do caminho de Jesus, mas sente-o, ouve-o e por isso grita para ser escutado por Ele, pede-lhe ajuda. Embora, sendo cego, mal se sente acolhido, salta e joga para longe o manto e as moedas (que são toda a sua riqueza) e procura ir ao encontro de Jesus. Depois de o chamar, é Jesus quem toma a iniciativa e se lhe dirige. Também nós precisamos de estar disponíveis para perceber a presença de Jesus e pedir a Sua ajuda, sem medo com total confiança, deixando tudo o que nos prende, todas as nossas seguranças, tal como Bartimeu. Se assim o fizermos também nos encontaremos com e em Jesus.  


"Naquele tempo, quando Jesus ia a sair de Jericó com os discípulos e uma grande multidão, estava um cego, chamado Bartimeu, filho de Timeu, a pedir esmola à beira do caminho. Ao ouvir dizer que era Jesus de Nazaré que passava, começou a gritar: «Jesus, Filho de David, tem piedade de mim». Muitos repreendiam-no para que se calasse. Mas ele gritava cada vez mais: «Filho de David, tem piedade de mim». Jesus parou e disse: «Chamai-o». Chamaram então o cego e disseram-lhe: «Coragem! Levanta-te, que Ele está a chamar-te». O cego atirou fora a capa, deu um salto e foi ter com Jesus. Jesus perguntou-lhe: «Que queres que Eu te faça?». O cego respondeu-Lhe: «Mestre, que eu veja». Jesus disse-lhe: «Vai: a tua fé te salvou». Logo ele recuperou a vista e seguiu Jesus pelo caminho. "
Mc10,46-52

Jesus, Filho de David, tem piedade de mim. Salva-me Senhor.



Sem comentários:

Enviar um comentário