sábado, 10 de outubro de 2015

XXVIII DOMINGO DO TEMPO COMUM


Neste domingo as três leituras estão muito interligadas e todas nos desafiam a optar exclusivamente pelo que verdadeiramente nos faz felizes


Na 1ª leitura (Sab 7, 7-11),  Salomão, na sua oração, pede ao Senhor a Sabedoria e prefere-a a todos os outros dons. Ao escolher a Sabedoria, põe Deus em primeiro lugar e  acaba por obter muito mais, porque em Deus tudo lhe é dado. É este o caminho do cristão,­­ colocar Deus sempre em primeiro lugar, seja qual for a situação em que nos encontremos. N’Ele tudo é possível!  Era assim no tempo de Salomão e continua hoje a ser também assim .


Esta 2ªleitura contém a chave do entendimento de tudo o que o Senhor nos diz. É escutando, com o coração realmente disponível, a Palavra de Deus, que vamos percebendo o que o Senhor quer de nós, qual o caminho que devemos seguir, que opções devemos selecionar e tudo o mais que o Senhor quer fazer chegar ao mais íntimo do nosso ser.

«A palavra de Deus é viva e eficaz, mais cortante que uma espada de dois gumes: ela penetra até ao ponto de divisão da alma e do espírito, das articulações e medulas, e é capaz de discernir os pensamentos e intenções do coração. Não há criatura que possa fugir à sua presença: tudo está patente e descoberto a seus olhos. É a ela que devemos prestar contas.»
Hebr 4, 12-13

No Evangelho (Mc 10,17-30) Jesus acolhe um jovem, que procura a felicidade junto d’Ele. Jesus olha-o e percebe a angústia (a pressa) que lhe vai na alma. Com todo o Amor, mas apostando na medida alta, apresenta-lhe a solução, que é colocar Deus em primeiro lugar, como o único senhor do seu coração. Também é esta a proposta de hoje para todo o cristão. Só Deus, que nos ama incondicionalmente, poderá ser a resposta para todas as dificuldades e problemas que nos consomem diariamente. A proposta que fez àquele jovem também hoje no-la apresenta, a cada um de nós individualmente.


Senhor, ensina-me a chegar à sabedoria do coração.

Sem comentários:

Enviar um comentário