sábado, 3 de outubro de 2015

XXVII DOMINGO DO TEMPO COMUM


As leituras deste domingo centram-nos na temática da família, mas numa dimensão diferente do que habitualmente se entende por família. Não conheço todas as realidades a que hoje a sociedade dá o nome de família, já que lhe são associados sentidos muito diversos, mas em Jesus é claro que a família, quando situada na sua verdadeira dimensão, é a melhor forma de nós homens entendermos o quanto somos amados por Deus. 



Desde sempre  Deus  criou  o  homem  para que fosse feliz. Esta 1ªleitura ( I Gen 2, 18-24) é o espelho do cuidado de Deus para com o ser humano, pois sempre velou pelo homem de forma a que tudo tivesse para se sentir amado. Foi assim no princípio de tudo e continua hoje a ser da mesma forma. Tudo nos é dado, a criação inteira está à nossa responsabilidade, para a cuidarmos e gerirmos de forma a estar ao serviço de todos. Foi assim que Deus quis, mas o que fizemos, e continuamos a fazer, com tudo o que Deus põe à nossa disposição, isso é da nossa inteira responsabilidade.


Numa liturgia dedicada à família, esta 2ªleitura revela onde tudo assenta, onde a família há de encontrar a força, o segredo para testemunhar o Amor de Deus presente no meio de nós. Quem se ama em Deus, espelha, testemunha, esta entrega sem limites para o bem de todos. Só n'Ele reside a fonte do verdadeiro amor. Só Deus, que é o Amor, ama assim, incondicionalmente, sem limites. Mas, em Jesus Cristo, cada um de nós é chamado a testemunhar Deus enamorado de cada homem, a ponto de em Seu Único Filho se fazer um de nós. 

Irmãos: Jesus, que, por um pouco, foi inferior aos Anjos, vemo-l’O agora coroado de glória e de honra por causa da morte que sofreu, pois era necessário que, pela graça de Deus, experimentasse a morte em proveito de todos. Convinha, na verdade, que Deus, origem e fim de todas as coisas, querendo conduzir muitos filhos para a sua glória, levasse à glória perfeita, pelo sofrimento, o Autor da salvação. Pois Aquele que santifica e os que são santificados procedem todos de um só. Por isso não Se envergonha de lhes chamar irmãos.
Hebr 2, 9-11

No evangelho (Mc 10,2-16) Jesus, que é Amor, fala sobre o que é amar e quais as suas implicações. Para os dias de hoje, em que tudo se esgota no momento em que se consome, a permanência do amor parece ser demais, mas quando há amor verdadeiro, numa perspetiva de serviço, de entrega ao outro, com o desejo de que todos sejam felizes, percebe-se que é uma aprendizagem para toda a vida e que se faz caminhando devagarinho, degrau a degrau, descendo algumas vezes, para voltar a subir com todo o cuidado para não cair, nem se magoar ninguém. Quem melhor do que as crianças ( que verdadeiramente ainda o são) para nos ensinarem a amar. Se tivermos um coração como o delas entraremos no reino dos Céus, é Jesus quem no-lo diz.


Oh Senhor que eu aprenda de Ti a ter um coração puro, verdadeiro e humilde como o das crianças.

Sem comentários:

Enviar um comentário