sábado, 26 de setembro de 2015

XXVI DOMINGO DO TEMPO COMUM



Hoje senti mais dificuldade em encontrar um tema comum às 3 leituras, mas a ideia geral que me ficou, foi a de que o Espírito Santo sopra em quem quer, quando e como quer, seguindo apenas os desígnios de Deus. 
Ninguém pode apresentar o registo de propriedade sobre o Espírito Santo!


Na 1ª leitura (Num 11, 25-29) é Josué que, perante Moisés, desempenha o papel que tantas vezes é o nosso: "«Moisés, meu senhor, proíbe-os». Mas Moisés, porém, respondeu-lhe: «Estás com ciúmes por causa de mim? Quem dera que todo o povo do Senhor fosse profeta e que o Senhor infundisse o seu Espírito sobre eles!»." Deus compadece-se e usa de misericórdia igualmente para com todos. Ama a todos infinitamente e não é por se ser "fiel leigo" da Igreja que se tem direito a regalias especiais. Aprendíamos no domingo passado que o que nos distingue é estar ao serviço dos demais, apoiados unicamente no Senhor, nada mais.



Na 2ªleitura continuamos a escutar os ensinamentos práticos de S.Tiago. Hoje alerta-nos para o perigo de acumular riquezas à custa do esquecimento dos direitos dos outros, especialmente dos que se encontram ao nosso cuidado, ou sobre a nossa responsabilidade.

"Agora, vós, ó ricos, chorai e lamentai-vos, por causa dasdesgraças que vão cair sobre vós. As vossas riquezas estão apodrecidas e as vossas vestes estão comidas pela traça. O vosso ouro e a vossa prata enferrujaram-se, e a sua ferrugem vai dar testemunho contra vós e devorar a vossa carne como fogo. Acumulastes tesouros no fim dos tempos. Privastes do salário os trabalhadores que ceifaram as vossas terras. O seu salário clama; e os brados dos ceifeiros chegaram aos ouvidos do Senhor do Universo. Levastes na terra uma vida regalada e libertina, cevastes os vossos corações para o dia da matança. Condenastes e matastes o justo e ele não vos resiste."
Tg 5, 1-6


No evangelho de hoje (Mc 9, 38-43.45.47-48), à semelhança de Josué (na 1ªleitura), é João que pede ao Senhor Jesus algo parecido:«Mestre, nós vimos um homem a expulsar os demónios em teu nome e procurámos impedir-lho, porque ele não anda connosco». Jesus respondeu: «Não o proibais; porque ninguém pode fazer um milagre em meu nome e depois dizer mal de Mim. Quem não é contra nós é por nós.» 
No evangelho somos ainda confrontados por Jesus quanto à nossa forma de lidar com os mais pobres, os mais frágeis, no fundo os excluídos da nossa sociedade. Jesus,  no Seu amor infinito, quer chegar a todos sem exceção. Cabe-nos ser instrumentos, veículos de transmissão do Seu Amor por eles. Na sequência de domingo passado, a nossa missão é estar ao serviço de todos, sem fazer aceção de pessoas.


Senhor Jesus faz com que eu seja instrumento de transmissão do teu amor.

Sem comentários:

Enviar um comentário