sábado, 22 de agosto de 2015

 XXI DOMINGO DO TEMPO COMUM


A liturgia deste Domingo, tal como a da semana passada, continua a questionar-nos sobre os fundamentos da nossa fé. Hoje somos confrontados diretamente, tanto por Josué, como por Jesus.

Na 1ªleitura (Jos 24, 1-2a.15-17.18b) Josué questiona o povo de Israel sobre o Deus que quer seguir e simultaneamente dá o seu testemunho "Eu e a minha família serviremos o Senhor". É a força da profissão de fé de Josué que ajuda o povo a escolher. Também hoje, mais do que pelas palavras, será através do testemunho dos cristãos que irradiam,nos atos concretos das suas vidas, o Amor de Jesus Cristo por todos e cada um dos seres que habitam a terra, preferencialmente pelos mais pobres, que Deus, no seu amor infinito pela humanidade, será conhecido e amado. Deixemos que, pelo nosso testemunho, os que connosco convivem descubram Deus, eternamente enamorado das suas criaturas.


A 2ª leitura (Ef 5, 21-32) é incompreensível para a maioria dos homens e mulheres dos nossos dias. No entanto, se escutarmos S.Paulo, tendo como referência o amor de Deus, manifestado em Jesus Cristo, que por Amor se deu todo, como se torna "visível" tudo o que o apóstolo diz neste texto. Ah!  Como seriam diferentes as famílias se, construídas à imagem da Igreja, tivessem como fundamento o Amor de Deus! Entreguemos as famílias à proteção de Deus e de Nossa Senhora, para que sejam a Igreja doméstica de que tanto necessitamos.



No Evangelho Jesus, no seguimento do que disse no domingo passado, pergunta-nos diretamente se acreditamos que o Pão, que comungamos em cada Eucaristia, é verdadeiramente o Seu Corpo e Sangue. E quanto a esta pergunta só o nosso coração poderá responder, pois quando Jesus instituiu a Eucaristia na Última Ceia, foi muito claro quanto ao mistério em que participamos, quando Ele se torna presente sobre a mesa da comunhão eucarística: "Isto é o Meu Corpo". Não disse representa, mas sim, é. Ele está ali presente, vivo, no meio de nós, e ao recebê-Lo, passa a fazer um connosco, habita-nos completamente. E assim só podemos responder como S. Pedro:"Nós acreditamos e sabemos que Tu és o Santo de Deus

"Naquele tempo, muitos discípulos, ao ouvirem Jesus,disseram:«Estas palavras são duras. Quem pode escutá-las?». Jesus,conhecendo interiormente que os discípulos murmuravam por causa disso, perguntou-lhes: «Isto escandaliza-vos? E se virdes o Filho do homem subir para onde estava anteriormente? O espírito é que dá vida, a carne não serve de nada. As palavras que Eu vos disse são espírito e vida. Mas, entre vós, há alguns que não acreditam». Na verdade, Jesus bem sabia, desde o início, quais eram os que não acreditavam e quem era aquele que O havia de entregar. E acrescentou: «Por isso é que vos disse: Ninguém pode vir a Mim, se não lhe for concedido por meu Pai». A partir de então, muitos dos discípulos afastaram-se e já não andavam com Ele. Jesus disse aos Doze: «Também vós quereis ir embora?». Respondeu-Lhe Simão Pedro: «Para quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Nós acreditamos e sabemos que Tu és o Santo de Deus»."
Jo 6, 60-69

Senhor Jesus eu te dou graças pelo mistério do Teu Amor infinito que é a Eucaristia. Bendito e louvado sejas pela Tua presença no meio de nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário