sexta-feira, 14 de agosto de 2015

 SOLENIDADE DA ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA 


A Igreja celebra a 15 de Agosto a festa da Assunção de Nossa Senhora ao Céu. É um dia em que somos convidados a olhar para Nossa Senhora como sinal de esperança, pois nela cumpriu-se a promessa de Jesus de nos preparar um lugar junto do Pai. Contemplando a Assunção de Nossa Senhora acreditamos que, como aconteceu com ela, também nós havemos de ressuscitar um dia.


A 1ª leitura (Ap 11,19-12,1-6.10),na linguagem simbólica do Apocalipse,apresenta-nos um grande sinal de "uma mulher vestida  como o sol, tendo nos braços um filho, que um dragão quer devorar... ": a "mulher" representa a Igreja, o "dragão" personifica o mal e o "menino" prefigura Jesus Cristo. 


 Na 2ª leitura (1ª Cor.15,20-26.)  S. Paulo centra-nos no fundamento da fé que professamos: Jesus venceu a morte, está vivo no meio de nós, ressuscitou. Depois de nos relembrar que Jesus foi o primeiro a ressuscitar dos mortos, assegura que n'Ele todos ressuscitaremos, um dia. 
A Assunção também pré-anuncia a ressurreição de cada um de nós.


No Evangelho ressalta a disponibilidade de Maria. Depois de dar o SIM a Deus, Nossa Senhora, apesar de grávida, põe-se a caminho, sujeita às vicissitudes de uma viagem longa e difícil, para ajudar a sua prima Isabel. Esta é a solicitude dos que vivem de Deus e Nossa Senhora, escolhida e preservada do pecado, é o verdadeiro exemplo a seguir.
Outra maravilha deste evangelho é o Magnificat que ouvimos Nossa Senhora a entoar. É, sem dúvida, um dos mais belos cânticos, de louvor a Deus, que há na Igreja. 

"Naqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se apressadamente para a montanha, em direção a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel.
Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino exultou-lhe no seio. Isabel ficou cheia do Espírito Santo e exclamou em alta voz: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor? Na verdade, logo que chegou aos meus ouvidos a voz da tua saudação, o menino exultou de alegria no meu seio. Bem-aventurada aquela que acreditou no cumprimento de tudo quanto lhe foi dito da parte do Senhor». 
Maria disse então: 
«A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque pôs os olhos na humildade da sua serva: de hoje em diante me chamarão bem- aventurada todas as gerações. O Todo-Poderoso fez em mim maravilhas: Santo é o seu nome. A sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que O temem. Manifestou o poder do seu braço e dispersou os soberbos. Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes. Aos famintos encheu de bens e aos ricos despediu de mãos vazias. Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia, como tinha prometido a nossos pais, a Abraão e à sua descendência para sempre». 
Maria ficou junto de Isabel cerca de três meses e depois regressou a sua casa."
Lc 1,39-56. 


Bendito e louvado sejas Senhor, pela Mãe que nos destes.
Mãe Santíssima rogai por nós, que somos pecadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário